Menu

Estou preparado para ser pai ou mãe?

Atualizado dia 3/30/2011 5:32:07 PM em Psicologia
por Regis S Mesquita de Oliveira


Facebook   E-mail   Whatsapp

Dizem que procuramos é um sentido para a vida. Penso que o que procuramos são experiências que nos façam sentir que estamos vivos".
Joseph Campbell

Na história da humanidade, as mulheres davam a luz a partir dos 12 anos. Aos vinte, já tinham muitos filhos. Elas deram conta do recado, tanto é que estamos aqui, hoje.

Nossa existência se deve a esta "falta de responsabilidade" geral. Ninguém se perguntava se estava pronta para ter filhos, porque nem a adolescência começava e a guria já estava grávida.

Ser mãe era como a planta dar flor, o caminho natural.

Então, chegou a ciência, o conhecimento e a oportunidade de controlar a natalidade. 

Fantástico! A vida melhorou muito.

Então, as pessoas começaram a crescer cheias de desejos e de medos. Tudo passou a ser difícil, complicado e cheio de detalhes. É um mundo de pessoas insaciáveis, ou seja, de pessoas que NO FINAL sempre ficam insatisfeitas.

Observe bem: a criança é convidada para uma festa. Vai brincar e se divertir. Isto não basta. Tem que ter uma "lembrancinha" no final. Ou seja, um presente para ir embora. Tudo perfeitinho para lidar um com bando de mimadinhos que não podem ser gratos e irem embora sorrindo de felicidade pelos bons momentos.

Até para ir embora sorrindo nossos miquinhos* amestrados, quer dizer, nossos filhos, precisam ganhar uma ração, quer dizer uma "lembrancinha", como reforço positivo para um bom comportamento.

Depois eles crescem e, morrendo de medo da vida, se perguntam: estou preparado para ser pai ou mãe?

Lógico que estão.

Me desculpem a sinceridade: qualquer ameba** cria bem uma criança. Quem já trabalhou em posto de saúde e viu todo tipo de mulheres desqualificadas, JAMAIS duvida da capacidade inata do ser humano de cuidar bem de seus filhos.

Isto mesmo! Mesmo aquelas mulheres que eram,  teoricamente, completamente desqualificadas para serem mães conseguiam criar bem seus filhos.

Se elas são capazes, você também é.

Seu medo provavelmente é não ser uma boa mãe. Você quer ser uma mãe especial, afinal, você foi criada como um miquinho amestrado, quer dizer, como uma princesa que só merecia coisas especiais.

Ser mãe ou pai é encarar nossos limites, é ofertar, sacrificar e estar junto. É aceitar nossos filhos, pois eles não são o que queremos, afinal, eles são eles, espíritos com as mais diversas histórias.

Ser mãe ou pai é doar, é amar, é estar junto, é acompanhar. Veja que não há motivo para ter medo. Pois tudo isto já está dentro de você. Basta explorar e vivenciar.

Ser mãe ou pai é a coisa mais fácil do mundo se você deixar a natureza lhe guiar. Lógico, exige bom senso também. Nada demais.

Mas, no mundo do medo eterno tudo é um trem fantasma, cada curva é uma surpresa e uma desgraça em potencial. Afinal, se amamentar deformar o seio, como é que vai ser a vida desta pessoa? E a responsabilidade de tomar boas decisões? Da roupa à escola tudo é complexo para quem sobrevive em um mundo onde o medo domina.

Viver é experimentar. Depois vem o aprender e o amadurecer. Acredite! Foi assim que você aprendeu a andar, experimentando. Foi assim que você aprendeu a falar: foram anos experimentando.

Viver é experimentar, e ter humildade para depois aprender. É escolher o que não conhecemos e o que não sabemos por experiência própria.

Ter filho é trazer para junto alguém desconhecido e aprender amar um desconhecido, cuidar deste ser diferente que terá suas manias, personalidade, etc.

É uma aventura! A maior de todas as aventuras, com certeza. Uma das poucas que te proporcionará uma multiplicidade de sentimentos intensos e, em sua maioria, maravilhosos.

Uma das poucas que lhe dará um sentimento muito especial: PLENITUDE.

Acho que quem nunca teve este sentimento JORRANDO do próprio peito deveria nascer de novo só para tê-lo. Pois é MUITO BOM.

O medo não apenas diminui sua satisfação. Ele mata partes inteiras da sua vida. Isto não é bom.

Bom é experimentar o que está inscrito em cada célula do corpo da maioria da pessoa: estarás em PLENITUDE no Fluxo de Deus e quando completarem o ciclo da natureza.

* miquinho aqui significa pessoas que precisam constantemente de um reforço positivo para fazer algo ou se sentir bem. A técnica de amestrar animais é baseado neste princípio. Fez algo certo, ganha uma recompensa. Se deixar de receber a recompensa o animal "desaprende" e não faz o que o domesticador deseja.

** ameba é um ser instintivo. Segue e APROVEITA dos recursos instintivos que possui. O que muitos seres humanos não fazem é se aproveitarem dos recursos instintivos para conseguirem, por exemplo, reproduzirem e cuidarem da prole.

Regis Mesquita é psicólogo e terapeuta de vidas passadas em Campinas. (19) 3236-7511 

[email protected]

https://twitter.com/mesquitaregis 

 
https://www.psicologiaracional.com.br/ 
Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 7


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Regis S Mesquita de Oliveira   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa