Menu

Ética ou responsabilidade social

Atualizado dia 5/21/2012 4:50:23 PM em Psicologia
por Nilton Salvador


Facebook   E-mail   Whatsapp

Nesta crise de valores, que o mundo atravessa, entrou na moda a Responsabilidade Social que se deve aplicar em todas as áreas da vida.

Durante minha carreira profissional, ultrapassei barreiras em muitas áreas no mundo empresarial, principalmente como integrante de reengenharias necessárias à sociedade, especialmente como neste ciclo de recessão que as danações dos governos estão dizendo que teremos de atravessar nos próximos tempos.

No meu caso, especificamente, em que se aliam idiossincrasias pessoais, cheguei num estágio, que só me resta perguntar o que as empresas podem fazer para serem éticas e aumentar performances abrindo portas.

Uma vez na era da globalização, termo meio esquecido pelo modismo atual, por que não se globalizar o indivíduo dentro do contexto da empresa, já que ele é formador do conceito da mesma.

Racionalizar é o foco a ser perseguido por todos estes que detém o poder de reconstruir uma nova empresa, em cima de valores que venham a ser justos a todos, e que não degenere condutas.

Na Ética e na Responsabilidade Social nas empresas está a força necessária.

Algumas idéias a propósito de um projeto como esse, devem ser compartilhadas, como consequência da forma como está organizada a nossa sociedade, para que raramente um indivíduo que aja sem princípios, que esteja enquadrado na moral elevada, consiga chegar a esse tipo de solução. O que se observa, é que a consciência com pouca capacidade em nível de desenvolvimento moral não está por isso mesmo perfeitamente adaptada para chegar a lugares de destaque, em posição de ditar as regras que regem atualmente a nossa sociedade.

No mundo empresarial como noutro qualquer, as características indispensáveis para se chegar a esses lugares, estão em conflito aberto com uma conduta acertada sob o ponto de vista doutrinário tradicional, mesmo em instituições de caráter social, se os seus mentores ou administradores não agirem de acordo com as regras estabelecidas, pois que assim jamais terão condições de fazer vingar os seus propósitos.

Isto não significa que muitos deles até não pensem em fazer... O que de fato acontece é que não existem condições para que assim seja, fruto da evidente impossibilidade imposta pela correlação dos poderes instituídos.

É muito comum observar-se que, quando um empresário de sucesso chega ao topo de uma carreira, começa a demonstrar iniciativas de caráter social e humanitário, algumas em grande escala, em vida ou mesmo a título póstumo, proporcionando condições para a criação de instituições de utilidade pública cuja fundação é o maior exemplo.

Mas só mesmo nestas condições... Isto no geral, porque no particular, existem algumas honrosas exceções.

É muito difícil uma empresa trabalhar e agir em moldes diferentes da maioria. A concorrência é feroz e não quer saber de assuntos ligados à ética. A ética é obter lucros a qualquer preço e realmente é difícil colocar em prática determinadas coisas.

A concorrência importa produtos sem declarações de conformidade. Logo, mais baratos. Como proceder perante este fato? Como obter rendimentos para pagar os funcionários e que tais, se não entrar neste esquema fraudulento?

Muitas empresas já se queixaram às entidades competentes, mas parece que a autoridade não está muito incomodada com a situação, pois não se obtém respostas.

E isto é só uma das muitas situações fraudulentas que existem por aí.

Então, para a firma se manter de pé forçosamente tem de entrar em determinados comportamentos que chocam com a Ética que para ter êxito deveria existir unanimidade de princípios em todas as empresas.

Pensar nisso não dói.

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 6


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Nilton Salvador   
Escritor amador - Articulista em jornais, revistas, sites, grupos e listas de discussão, do ponto de vista bio-psico-sócio-espiritual. Autor dos livros: Vida de Autista; Autismo - Deslizando nas Ondas; Deficiência ou Eficiência – Autismo uma leitura espiritual; Vivo e Imortal - Ensinando a Aprender; Adoção - O Parto do Coração. Brasileiro.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa