Menu

Evolução Espiritual

Atualizado dia 11/15/2013 9:56:45 PM em Psicologia
por Maria Helena Neves de Albuquerque


Facebook   E-mail   Whatsapp

Este tema é deveras palpitante. Rico de Sabedoria, cheio de mistérios e indagações. Entretanto, somente certa parte da humanidade investe nessas questões. Entendem a escala evolutiva como um aprendizado do dia a dia enquanto SER: interação/espírito, conexões/mente matéria/realidade psicofísica.

Logo, aprender a equilibrar os sentimentos, necessidades e aspirações requer paciência e ainda compreender que o existir é de fato o sentido maior de nossas vidas no planeta Terra, considerando sobremaneira que, em pleno século XXI, a sociedade ainda não encontrou as verdadeiras trilhas que a conduzam a um porto seguro para ‘ancorar de mala e cuia’ os seus projetos, necessidades e aspirações no que diz respeito à sua evolução espiritual, na prática, até alcançar uma consciência onde o amor aflore como consequência disso. E, assim sendo, eu imagino que na presente contemporaneidade o ser humano ainda vive sob o efeito de um débil aprendizado onde a sociedade se distancia do Poder Absoluto (DEUS), porque está confusa, alienada ou ainda porque não compreendeu a essência da sua Alma e, consequentemente, a finalidade maior do seu existir em relação a Ela com todas as suas miríades.

Na visão espiritualista, o ser humano deve estar sempre atento aos sinais do Universo para passar aos seus pares uma imagem de ações positivas sobre o Ser e o Existir, Fé, Meditação, Compaixão, Humildade, Amor e Perdão em relação aos seus iguais e ainda transformar essas atividades laborativa em plena adoração e aprendizado. Então, como parte do nosso dia a dia, é importante observar em rodas de amigos que geralmente os temas mais abordados nesses ciclos não são aqueles relacionados a vida espiritual não obstantes àqueles relacionado a saúde, moradia, custo de vida extremamente alto, lazer e outros tantos. Em síntese, fica compreendido que estimular uma reflexão sobre o sentido da vida, ou seja, como anda a sua evolução espiritual e/ ou a real finalidade do seu renascimento e encarnação, infelizmente, ainda soam como tema de menos importância para alguns dos nossos semelhantes.

 De acordo com os mestres da espiritualidade, cada ser humano tem uma missão a cumprir no planeta Terra e precisa urgentemente se alinhar a ela. Por outro lado, eu imagino que ainda carece abdicar dessa espécie de alienação espiritual visto que a nossa passagem nesse planeta é assim que se resume: renascer, sobreviver, trabalhar, amar, constituir uma prole e quitar débitos materiais e de vidas passadas. De fato, fica compreendido que na presente conjuntura,  o ser humano só veste a camisa da espiritualidade quando está fragilizado no corpo físico i, é; quando procura orar e vigiar. Logo, alguns dos nossos pares se esquecem que o Universo se comunica conosco o tempo todo através dos movimentos sincronísticos dos sinais, ou seja, através dos flashes dos anjos, arcanjos, serafins e querubins. Entretanto, além do nosso livre-arbítrio, ainda é preciso observar as dicas oriundas dos nossos pares, situações e ou coincidências que somente alguns com as suas mentes expandidas procuram estudar e trabalhar de modo consciente para que essa missão seja cumprida com sabedoria e maestria.

Dentro deste contexto pelas coisas do sagrado, observe que alguns que se dizem espiritualistas ainda não sabem avaliar o que é ser espiritualista, na verdadeira concepção da palavra, porque apregoam uma Fé fragilizada e só acreditam naquilo que veem e/ou deixam transparecer aos seus pares, mesmo que de modo sutil, que jamais abriu um livro para estudar ou entender melhor essas questões. E, diante desse comportamento,  consegue-nos passar um atestado de validade que como ser humano ainda está separado da Unidade, preso à ilusão da matéria, que é aquela velha ilusão que nos separa da Fonte. Por outro lado, imagino que ser espiritualista é tentar exercitar sentimentos nobres, buscar um estilo fundamental de Ser e de Existir baseado em máximas da vida independente de rótulos de estruturas. É tentar na medida do possível exercitar o Amor com estado de consciência e respeito pelos seus pares com Fé,  Humildade e Gratidão. Daí fica concluído que a nossa evolução espiritual se mantém firme quando procurarmos melhorar a nossa história de vida diante do mundo e do Universo e/ou quando nos trouxer benefícios coletivos. Portanto, baseado nessa concepção, eu diria até que medite e mergulhe nessa experiência.

E assim se expressou Sua Santidade, o Dalai Lama, em determinado momento do seu viver pensante em relação à evolução espiritual “A melhor religião é aquela que te faz melhor, mais compassivo, mais sensível, mais desapegado, mais amoroso, mais humanitário, mais responsável... A religião que conseguir fazer isso de ti é a melhor religião”...
 
NOTA:
Direitos reservados e protegidos: nenhuma parte deste texto poderá ser reproduzida por qualquer meio, sem autorização prévia do autor ou editora por escrito. A infração está sujeita a punição segundo a Lei 9.610/98.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Maria Helena Neves de Albuquerque   
Assistente Social Clínico UFC MS DF,CressBahia 2018. Pós-Graduada e Especializada em Terapias Holísticas e Transpessoais, "A Quarta Força em Psicologia" Ômega Incisa Imam 2009/2011 Pós-Graduada em Teoria da Psicologia Junguiana IJBA Escola Bahiana de Medicina 2015/2017.Formação ThetaHealingBrasil 2018 Casa de Yoga.Escritora Bienal Bahia,2011
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa