Menu

Existe comunicação verdadeira?

Atualizado dia 4/13/2010 6:52:16 PM em Psicologia
por Joseila Gerotto


Facebook   E-mail   Whatsapp

Existe comunicação verdadeira? O que isto significa? Como podemos nos colocar no mundo e conseguir que haja uma compreensão do que transmitimos? E como verificamos se a mensagem que recebemos corresponde à verdade do outro?

O que buscamos em nossos relacionamentos? Poderia enumerar diversas respostas a este questionamento, contudo acredito que amar e ser amado está na base de nossa busca. Sim, harmonia, bem-estar, alegria, isto também faz parte do nosso ideal de vida. Ouvimos falar que o que mais importa não é tanto o que mostramos ao outro e sim o que ele enxerga. Será que esta ideia está completa?!

A comunicação é realmente uma arte e não vou me envolver com a diversidade dos conceitos que existem nas diferentes áreas do conhecimento, porque gostaria de ir um pouco além do pensamento concreto e abstrato, transcender os limites do tempo e do espaço e, numa tentativa simples, considerar ambos os lados da questão.

A forma nada mais é que uma parceira, um atributo do conteúdo. Ela é importante, sim, na medida em que revela um pouco deste conteúdo. Neste momento, em meu universo, a forma, a vestimenta, somente tem seu valor se ela amplia a compreensão de mim mesma, do outro e do mundo.
Em muitas situações, a palavra não expressa realmente o acontece em meu interior, repleto de pensamentos e sentimentos e, quanto mais eu me envolvo nesse labirinto verbal, mais eu me perco, portanto, sinto-me um pouco incomodada com tantos disfarces que usamos na comunicação com o outro. O que manifesto é tão importante quanto aquilo que o outro observa porque na minha interação estão presentes tanto a minha forma e a dele, como meu conteúdo interno e o dele também.

Somos velas iluminando o caminho uns dos outros. Aspiramos ardentemente a uma união interna e externa. O Outro, Eu, Nós, o Universo ficam cada vez mais próximos de nós, por isso a comunicação desprovida de “entrelinhas” é para mim a ideal numa parceria, independente da natureza deste relacionamento.

Sempre que nos expressamos, temos a possibilidade de transmitir a nossa verdade, de ouvir a verdade do outro, de trocar com ele, e a transparência com que utilizamos as palavras e procuramos conhecer o mundo do outro, vai enriquecer cada vez mais o próprio diálogo interno que travamos continuamente. A recíproca também é verdadeira, ou seja, quanto mais claro eu for na minha comunicação interior, maior clareza terei na interação com o outro. O outro, o parceiro pode somente ver a importância do que expresso segundo sua própria visão. Mas em um dado momento, o outro e eu, transcendemos as nossas diferenças, compreendemos o que não foi dito e a comunicação se faz, a nível de essência (eu superior) e não só de forma (palavras).

A verdadeira comunicação valoriza a liberdade de expressão dos parceiros envolvidos.

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Joseila Gerotto   
Professora de alemão e inglês (exames TOEFL e SAT), consultora astrológica, facilitadora do Jogo da Transformação, PNL e life coach Página no facebook: Kironcoaching e-mails: [email protected] e [email protected]
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa