Menu

Faça suas escolhas!

Atualizado dia 6/17/2019 3:39:48 PM em Psicologia
por Paulo Salvio Antolini


Facebook   E-mail   Whatsapp

É impressionante como tem aumentado o número de pessoas que dizem não terem escolhas. Que precisam aceitar o que lhes está sendo oferecido. Como isso tem se propagado, tirando o poder de opções delas.
Sabem qual é a maior responsabilidade de alguém? Ser livre!
Ser livre implica em ser responsável pelas escolhas que se faz. Significa ter que definir o que se quer. Significa saber que não adianta esperar dos outros. É muito mais fácil ter alguém que determine o que deve ser feito, como deve ser feito e quando deve ser feito.

Em um momento do mundo onde se prega o direito à liberdade, o poder escolher e fazer o que se quer, vemos as pessoas tolhidas, amarradas em suas capacidades de tomarem decisões. E mais do que em qualquer outro momento da história, sendo direcionadas sem se perceberem manipuladas.

As ocorrências no quesito político são apenas um exemplo e ao mesmo tempo consequências dessa fragilidade. A dificuldade de se fazer escolhas está em todos os segmentos de nossas vidas.

A garota que aceita ficar com um namorado que não é o que ela espera, porém, se o deixar, acredita que ficará sempre só. O funcionário que se sente sufocado e que acredita não conseguir nada melhor do que o emprego que tem, então, não faz nada para buscar. O estudante que assinala os cursos (teoricamente) menos disputados porque acredita que não conseguirá conquistar a vaga do curso de seus sonhos, e assim sucessivamente.

Acreditem, já vi excelentes cozinheiras não modificarem os pratos que costumam fazer porque acham que não irão acertar se os alterarem. Empresas não deslancharem por medo de lançarem novos produtos e, quando se dão conta, estão superadas.

Fazer escolhas, fazer opções, tomar decisões não representa dar tiros no escuro. Tudo pode e deve ser pensado, analisado e então, sim, decidir-se! Existem riscos? Sim! Porém, viver é um constante estado de risco. Quando se pondera sobre as escolhas a serem feitas, estamos diminuindo a intensidade desses riscos.

Não há como nos isentarmos das consequências das escolhas feitas, e sabem quais são as piores consequências? Aquelas oriundas de escolhas que não fizemos! Mas não é porque não fizemos que estaremos isentos de seus resultados. Apenas delegamos à vida o que não tivemos coragem de fazer.

Quando você não faz sua escolha, a vida faz a escolha por você!

Medos, inseguranças, falta de autoconfiança e outras emoções mais forjam grilhões ao redor de nossas pernas, nos impedindo de darmos os passos que desejaríamos, como se ao não fazermos essas escolhas estaríamos livres do que nos vem pela frente.

Muitas pessoas nem sabem realmente o que querem para suas vidas. Suas respostas são vagas: “Quero saúde, dinheiro, família etc etc!”, mas não sabem como chegar lá. Olhemos apenas a primeira indicação: “Quero saúde”, ao verificar a vida que a pessoa leva, identificamos comportamentos muito prejudiciais a isso. Sedentarismo, alimentação nada saldável, prática de excessos, sejam alimentares ou bebidas, e pronto.

Você sabe realmente o que quer? Descubra e então busque realizar.

Lembre-se: se você não fizer suas escolhas, a vida fará por você e com certeza não será nada do que você gostaria!
Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Salvio Antolini   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa