Menu

Filme Amor Sem Escalas reflete as relações do nosso tempo

Atualizado dia 2/10/2010 11:44:14 PM em Psicologia
por Adriana Borges


Facebook   E-mail   Whatsapp

Amor Sem Escalas - parece nome de comédia romântica. Mas não é nada disso! O filme é uma comédia dramática que trata de questões muito contemporâneas: crise financeira, impessoalidade no emprego e na vida, relacionamentos rápidos e vazios, solidão, a busca de um ideal, emoções e desafios. É um filme pra ser visto como uma troca de experiências. Sem muito doce ou amargura, ele nos coloca em contato com nossas intransigências e nosso modo contraditório de pensar sobre o amor. Você vai rever suas relações de consumo, com o mundo e, principalmente, com as pessoas. Amor Sem Escalas está concorrendo em cinco categorias ao Oscar, incluindo a de melhor filme e melhor ator para George Clooney.

O protagonista Ryan (George Clooney) interpreta um consultor responsável por demitir funcionários que as grandes empresas não têm coragem de dispensar. Sem laços familiares, o solteirão convicto passa 320 dias por ano viajando. Sua casa são os aviões, aeroportos e hotéis. O maior objetivo de sua vida é chegar aos 10 milhões de milhas e, assim, ser a sétima pessoa no mundo a obter um cartão ultra vip. Ele parece muito seguro de seu estilo de vida até conhecer duas mulheres, a arrogante e insegura assistente Natalie (Anna Kendrik) e a executiva Alex (Vera Farmiga). A primeira acredita no amor romântico e poderia ser uma mocinha das comédias românticas. A segunda é uma mulher madura, segura e independente, uma versão feminina de Ryan. As duas começam a remexer nas convicções do executivo: seus valores, seus sentimentos, sua essência, sua família. Ele tem a oportunidade de avaliar suas opções e rumos na vida.

A trama discute com o telespectador, deixa-o pensar e refletir e não impõe nenhuma visão pessimista ou otimista da vida. Quando Ryan se permite viver uma paixão, ele fica tão feliz e excitado que não hesita em viajar pra ver a amada. É o instinto mais previsível - de estar junto. E, você, acompanha este momento torcendo por ele. Mas, ao mesmo tempo, sabe que nem tudo é tão previsível na vida. Ele acredita e se arrisca. Mas as nossas expectativas boas ou más, nem sempre são atendidas. Na verdade, elas são só nossas. Somos sozinhos até nos sentimentos compartilhados. E ainda que o amor seja sincero, não é certa a felicidade. Pois, ele, o dom supremo, se manifesta de várias formas e intensidades. Sonhar é possível, vivenciar também, mas a entrega pode causar dor e decepção.

Relacionar-se, estar conectado com alguém é algo desejado por todos, possível, mas é imperfeito. Se formos capazes de viver e aceitar essa condição, quem sabe, num futuro próximo, vamos conseguir ter relações mais saudáveis; de maior compartilhamento, sinceridade e emoção. E vamos perder o medo de sofrer, de relacionar, de ficar sozinho, de viver!!! O que não dá é tentar ser frio ou romântico demais.  

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 7


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Adriana Borges   
Jornalista Especialista em História da Cultura e da Arte Formação em Pathwork e Terapia floral
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa