Menu

Flexibilidade para mudar e disposição para aprender

Atualizado dia 10/27/2008 9:54:25 AM em Psicologia
por Maria Ivone Neto Mourão


Facebook   E-mail   Whatsapp

Há muitas pessoas que têm medo de mudar. Estão tão acostumadas com o mesmo formato que tremem só de pensar em transformações. O mundo é movimento e os muitos ciclos nos mostram que o caminho da evolução é também de mudanças.
Hoje o mercado de trabalho necessita de profissionais com características multidisciplinares. Inseridas nesse contexto, a criatividade, a flexibilidade e a capacidade para encarar novos desafios são fundamentais. Difícil para alguns, pode ser, mas são habilidades que podem ser desenvolvidas. Para isso é preciso ter sede de aprender. Afinal, sempre é tempo para adquirir conhecimento e ganhar experiência.
Não é tarefa fácil abrir mão do “conhecido”. Eu já sei onde está, como proceder, é o mesmo sistema. Muitas vezes simples alterações na dinâmica do trabalho já causam dificuldades enormes. É o “sair da zona de conforto” que incomoda muita gente. Imagina, então, mudar o rumo, começar um novo caminho. Pode assustar muitos, mas é encarado como oportunidade por tantos outros que têm a coragem de mudar para melhorar.
A mudança pode ser uma ameaça ou oportunidade, depende da sua atitude diante dos acontecimentos e, claro, do modo como eles o surpreenderam ou se foi você quem decidiu. De uma forma ou de outra, é preciso encarar. Há tantos exemplos de pessoas que deram uma “virada” e hoje são bem mais realizadas em suas novas profissões. Tem gente que muda de cidade, país, profissão, namorado, marido, etc. 
Já outras, realizam mudanças simples e significativas que surtem um bom efeito. O importante é saber valorizar os desafios como possibilidades de desenvolvimento. Cada ser humano é único e vive suas situações de modo diferenciado. O que não podemos fazer é ficarmos paralisados frente às mudanças. Afinal, vivemos em um mundo de constantes transformações e nós fazemos parte desse processo. 
Somos dotados de muita potencialidade e normalmente não utilizamos o percentual adequado para nosso crescimento; isso pode ocorrer, dentre outros fatores, pela falta de autoconhecimento e orientação adequada. Há muito aprendizado que não adquirimos na academia e por isso os cursos de aprimoramento, inclusive em áreas que normalmente não fazem parte da nossa formação, são altamente favoráveis. Tudo tem relação e o conhecimento que você adquire sempre pode ser aplicado com as devidas adequações ao seu cenário.
No campo profissional a competitividade é acirrada, mas há espaço para se destacar desde que você esteja sempre aberto para aceitar o novo como exercício de evolução, tendo a clareza de quem é e onde pretende chegar. Há uma variedade de cursos, treinamentos e consultorias que podem colaborar para que o profissional alcance êxito em seus projetos. 

O coaching é um dos exemplos e sua aplicação já coleciona “cases de sucesso”. O treinamento com Coaching é um recurso excelente para melhorar a perfomance pessoal e profissional. Muitas pessoas estão conhecendo e já comemoram os resultados positivos e a melhoria contínua que o Coaching promove em suas vidas.


Ter iniciativa, coragem, entusiasmo, flexibilidade, determinação, persistência são características que colaboram para alcançar o sucesso. Mas não há receita pronta, é preciso muito trabalho, conhecimento e estar sempre disposto a aprender mais e mais.


Conheça o trabalho da Personal & Professional Coach Fatyma de Moraes clicando no link
https://alphacoaching.blogspot.com/
No Portal Bolsa de Mulher, no canal Mulher Invest há vários artigos com ótimas dicas para sua carreira:
https://www.bolsademulher.com/mulherinvest/

Sucesso!

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Maria Ivone Neto Mourão   
Sou aprendiz escrevendo o roteiro de minha estrada. ivonecordeiro.blogspot.com www.marcosturbo.com.br
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa