Menu

Gratidão!

Atualizado dia 9/5/2012 5:14:49 PM em Psicologia
por SPAÇO NATUREZA & TERAPIAS


Facebook   E-mail   Whatsapp

Gratidão
Agradecer significa mostrar ou manifestar gratidão, mostrar-se grato (benefício recebido).

Como você se mostra grato a você mesmo? à Natureza? à Vida? a Deus/Deusa? Tem o hábito de agradecer por um favor que pediu? Como você se mostra diante de benefícios que lhe são, ou foram, concedidos a você sem que você aparentemente tenha solicitado?

Agradecer é uma relação. É como nos relacionamos com os benefícios que recebemos. Podemos nos relacionar de duas formas: mercado ou comunhão. Uma relação de mercado é aquela do tipo toma lá dá cá, isto é, eu só agradeço se recebo. Uma forma comum de expressão desta crença é pedir a Deus uma graça e junto com o pedido vai a forma de pagamento, geralmente, uma promessa. Ao receber a graça, corre-se para pagar a promessa. Uma vez paga fica-se quites com Deus. Se a graça não é alcançada, a promessa também não é paga. Daí não se fica quites com Deus. Uma relação de comunhão é aquela do tipo pede e recebe. É a capacidade interna da pessoa se permitir receber o que está pedindo. É a crença interna de ser merecedora da abundância existente no Universo, é viver a sincronicidade, o estar no lugar certo, na hora certa. A relação de comunhão torna a pessoa ecológica, sempre haverá mais de um beneficiado em seus pedidos à vida. Um exemplo de uma relação de comunhão: Um náufrago aporta-se numa ilha onde há somente um pé de abacate. Mostra-se agradecido a si mesmo, por ter tido uma confiança absoluta em sua capacidade de sobreviver; mostra-se agradecido à ilha e pelo pé de abacate. Mostra-se agradecido a Deus por tudo isso que recebeu. Passa então a plantar toda semente de abacate que comer, crendo que se a ilha o serviu, poderá servir a outro também, e confiando a Deus o seu destino. Qualquer que seja o seu destino, deixará a ilha com muitos pés de abacates.

A pessoa que não agradece é considerada por muitos como uma pessoa ingrata. Não agradece a vida que tem, não agradece a saúde que tem, não agradece o trabalho que tem. Já viram pessoas que muito foram beneficiadas e não têm uma mínima manifestação de gratidão a quem as beneficiou? Isto acontece, porque a pessoa tem seu orgulho ferido em não conseguir ter o que deseja, e sente-se humilhada em receber ajuda. Enquanto é ajudada, luta por conter a raiva dentro de si mesma. Tão logo vê-se em condições de dar a si o que deseja, parte em disparada, não tendo o menor gesto de reconhecimento pelos benefícios recebidos. Daí a importância de sabermos como ajudar, se a pessoa deseja realmente nossa ajuda, se ela se permite ser ajudada. Não pelo retorno do agradecimento dela, mas, pelo ato de agradecer a Vida por podermos ajudar.

Se você não agradece ao seu corpo os benefícios da saúde que lhe proporciona, se você não agradece à Natureza pelos bens que ela lhe concede, se você não agradece à Vida pelos benefícios que ela lhe dá, se você não agradece a Deus/Deusa por ser quem você é, chegou o momento de você despertar para a relação de sincronicidade com o Universo, revendo sua crença interna na limitação e na escassez e se permitir tornar-se merecedor de viver a Lei da Gratidão e da Abundância do Universo. E muito obrigado por seu carinho!
Silvio Farranha Filho, psicanalista 

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 11


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: SPAÇO NATUREZA & TERAPIAS   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa