Menu

Infância Espiritual

Atualizado dia 9/30/2020 10:59:38 PM em Psicologia
por fatima bittencourt


Facebook   E-mail   Whatsapp

No Budismo Tibetano existem dois conceitos muito importantes para o desenvolvimento da prática espiritual que podem ser aplicados por todos nós na nossa vida diária: a contemplação e a presença.
Passamos boa parte do nosso tempo submersos em sucessivos pensamentos que acabam por nos afastar da realidade e impedir nosso estado pleno de presença.
Muitas de nossas ações são realizadas de forma mecânica, tomamos banho pensando nas contas que temos para pagar; bebemos agua pensando em terminar rápido, um pensamento que leva a outro, que leva a outro e por ai vai.
Precisamos estar inteiros naquilo que fazemos e abandonar o hábito de viajar pelo passado e fazer projeções do futuro.
É claro que isso é um exercício difícil, que requer atenção e esforço, ainda mais para nós, praticantes iniciantes que estamos na infância espiritual.
O grande desafio é levar o estado meditativo para as nossas ações, por isso a presença.

Precisamos verificar se não estamos distraídos nas ações. No livro “Maravilhas da Mente Natural.”, de Tenzin Wangyal Rinpoche, ele nos ensina que a prática precisa começar com os pequenos gestos. Por exemplo, pegar um objeto no estado de presença e permanecer assim até que consigamos integrá-las aos movimentos maiores.
Inevitável não se recordar de Eckhart Tolle, no Poder do Agora.

São sucessivos exercícios para despertar nossa consciência para o momento presente, o agora. Que é a única situação que importa em nossas vidas, pois é dentro desse instante que podemos nos realizar. Já dizia o ditado tibetano: “A não-meditação é a melhor meditação.” Isso não quer dizer que não meditar é melhor que meditar, e sim que já integramos o estado meditativo nas ações diárias.
Não é que se sentar, em silêncio para a prática não seja mais necessário, claro que é e sempre será. Mas quando alcançamos o nível de meditar nas ações, houve um progresso. Mas não se anime com um pequeno progresso, ainda há muito que se praticar.

“Como praticantes inferiores, trabalhamos no nível da atentividade através da atenção, aplicando a consciência conceptual aos atos que realizamos nas situações quotidianas: no nosso relacionamento com o mestre, com os outros discípulos, com a nossa família.
Nós tentamos fazer com que as nossas ações sejam positivas, mantendo a consciência de como elas têm efeitos bons ou ruins sobre os outros e as situações ao nosso redor, sobre a Terra e o meio ambiente. Realmente esse tipo de atenção consciente constante é muito mais poderosa e eficaz que recitar mantras.

Estar consciente dos demais é um antídoto para ações negativas, e trabalhar com a nossa mente, dessa maneira, provoca uma mudança positiva em nós mesmos.
”Estar consciente, no presente, no agora é testemunhar. É estar na ação, sem julgamentos. Experimente esta técnica quando estiver numa situação embaraçosa, num lugar onde você não gostaria de estar. Fique presente, atento, testemunhe. Apenas testemunhe, não se envolva. Aos poucos, com a prática e atenção constante, nossa mente vai saindo desse condicionamento de pensamentos sucessivos e desnecessários e despertando para a realidade da mente natural.
Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: fatima bittencourt   
Psicóloga há mais de 25 anos, Fundadora do Grupo Sanare, Casa Azul e Solar dos Budas. Sua base teórica e vivencial reúne a filosofia oriental, neurociência e psicologia integrada. Oferece consultoria e atendimento psicoterápico clínico.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa