auravide auravide

Liderança e Espiritualidade (baseado em O Monge e o Executivo)


Facebook   E-mail   Whatsapp

1- O que é Liderança? É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir os objetivos identificados como sendo para o bem comum. É uma habilidade, uma capacidade adquirida. Pode ser apreendida e desenvolvida por alguém que tenha o desejo e pratique ações adequadas.

2 - Como a Liderança pode ser exercida? De 2 maneiras: utilizando o poder e a autoridade. O poder é a faculdade de forçar e coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer. A autoridade é a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer, por causa de sua influência pessoal.

3- Qual a relação entre autoridade e autoritarismo? No autoritarismo usa-se o poder. O poder corrói os relacionamentos, destrói os laços. A inquietação e a rebeldia de um funcionário muitas vezes é uma forma de se rebelar contra este poder. Quando utilizamos o poder é porque a nossa autoridade foi quebrada. Como ex: a educação de nossos filhos. Precisamos estabelecer um vínculo de respeito mútuo onde eles reconheçam a nossa autoridade. Desta forma, teremos não só o seu comprometimento, mas também seu coração. De outra forma, usando o poder para lidera-los estaremos numa posição de comando, de chefia: eu mando e você obedece. Podemos até pagar-lhes bons salários, darmos benefícios e prêmios, alugarmos seus braços e seus cérebros, mas não obteremos seu comprometimento, não teremos seu coração.

4- Que relação você faz da relação de líder - liderado e esta onda de qualidade no atendimento, nos serviços no produto? Hoje se fala muito de qualidade do produto e do serviço. Buscando-se uma relação ideal de custo-benefício. O mesmo princípio se aplica em relação aos subordinados. Quando as necessidades deles não estão sendo satisfeitas eles se agitam, fazem greves, ficam com a moral e a autoestima baixas. Um relacionamento com qualidade, com uma autoridade bem estabelecida, leva os funcionários a apresentarem resultados além do esperado.

5- Você acredita que só uma boa remuneração é capaz de satisfazer as pessoas? O dinheiro não é a mola principal numa relação de trabalho. Ele é muito importante, porém só ele não satisfaz. Freqüentemente vemos altos executivos pedindo desligamento de empresas onde têm excelentes salários, mas não se vêem respeitados pela organização. A vida é fascinante, os maiores prazeres são gratuitos como; sentir, ver, ouvir, fazer sexo etc. O dinheiro é um plus. Podemos desfrutar das boas coisas da vida, termos qualidade nos nossos relacionamentos pessoais e profissionais, traçarmos e atingirmos metas desafiadoras e sermos bem pagos por isso. Aí então aparece um paradoxo: é possível trabalhar motivado e feliz embora ganhando pouco ou até nada como no caso dos voluntários, mas não é possível trabalhar feliz quando não se é respeitado na sua essência, mesmo que se receba um alto salário.

6- E a espiritualidade onde entra nessa história? O ser espiritualizado tem uma visão ampla do ser humano. É capaz de reconhecer e respeitar o momento em que cada um se encontra. Jesus foi um grande líder, ele é um grande exemplo que podemos utilizar. Não fazia uso da força, do poder, do dinheiro ou agressividade. Com sua autoridade e sua clara convicção de onde tinha vindo e para onde estava indo, atraia centenas de pessoas, que sentiam-se motivados a caminhar com ele. Sua liderança foi e é um exemplo para todos.

7 - Fala-se muito do ser criativo. Como a liderança pode facilitar nisso? Num modelo hierárquico, autoritário, onde prevalece o eu mando e você obedece tem como conseqüência o impedimento do surgimento da criatividade e da proatividade de seus colaboradores.

8- Muito se têm falado e trabalhado o desenvolvimento de liderança pelos quatro cantos do mundo. O que é preciso para ser líder? A verdadeira liderança é difícil e requer muito esforço. A liderança começa com a vontade, que é a nossa única capacidade como seres humanos para sintonizar nossas intenções com nossas ações. Existe uma lista de qualidades importantes para um líder: paciência, bondade, humildade, respeito, generosidade, perdão, honestidade e confiança. O líder deve ser bom exemplo para a equipe, porque ele ensinará pelo exemplo e só por ele. Deve também ser um bom ouvinte, ouvindo e prestando atenção às pessoas. Demonstrando o quanto ele se importa com elas, com seus pensamentos e seus anseios.

9- No seu ponto de vista o compromisso é importante num líder? Sim, ele é um dos fatores mais importantes. Comprometer-se significa responsabilizarmos pelos compromissos que assumimos, com as pessoas com quem nos relacionamos. Este é o maior sinal de respeito que uma pessoa pode ter por outra. O líder comprometido dedica-se ao crescimento e aperfeiçoamento dos seus liderados, tornando-se com isso o líder coach. Aquele que desenvolve, propicia o crescimento e respeita cada um na sua individualidade e esse é o principio do principio do ser espiritual.

10- Qual é a mola mestra da liderança? O relacionamento. Ele é a base de tudo. E a nossa função como profissionais de desenvolvimento é de proporcionar a construção deste relacionamento, baseado no comprometimento e no respeito. Esta nada mais é do que a base do amor pregado por Jesus Cristo.

Texto revisado


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 10


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: GUARACIARA ROMA   
Psicóloga, Terapeuta de Vida Passada, Frequências de Brilho e Cura Reconectiva® / Reconexão®. Especialista em Cuidados Integrativos pela Unifesp, com MBA em Gestão Avançada de Recursos Humanos, Conferencista, escritora de diversos artigos, consultora, facilitadora de Oficinas de Sentimentos, de treinamentos, cursos, workshops.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.

Veja também © Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2022 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa