Menu

Livrando-se das mágoas

Atualizado dia 9/30/2014 10:16:37 AM em Psicologia
por Paulo Tavarez


Facebook   E-mail   Whatsapp

As mágoas são feridas que não cicatrizaram, vivem infeccionando a nossa mente e influenciando o nosso comportamento. Livrar-se delas é possível e não faltam métodos terapêuticos que possam prestar um eficiente auxílio. Entretanto, a pergunta que deveríamos fazer é justamente aquela que não fazemos: por que nos magoamos?
É humanamente impossível passarmos pela vida sem nos magoarmos; seja na infância, adolescência ou mesmo na fase adulta, estamos absolutamente vulneráveis a decepções, traições, indignidades e tantas outras coisas indigestas que tratamos de inconscientizar ou mesmo, alimentamos conscientemente.

Resolver pendências emocionais alivia, mas não resolve o problema. É preciso conhecer os pontos vulneráveis que nos tornam magoáveis. Mesmo que tenhamos êxito em nossos tratamentos, mesmo que possamos enfrentar e dissolver todos os conteúdos emocionais que nos envenenam, não significa que estaremos livres de futuros dissabores.

A Vida irá se encarregar de nos conduzir a situações onde estaremos expostos novamente a esse tipo de situação. É claro, meu amigo, não poderia ser diferente! Você já se perguntou o que estamos fazendo aqui? Qual o propósito da aventura humana na Terra? Acha mesmo que estaremos isentos de provas e enfrentamentos? Pensa que uma vez livres de um problema não teríamos que enfrentar outros?

O descanso, a paz, a tranquilidade desejada por todos, só serão conquistados quando alcançarmos a iluminação, enquanto isso, para nos aperfeiçoarmos, estaremos sujeitos aos imperativos do Universo. É importante salientarmos que conduzidos por essa Dinâmica Evolutiva não existe a menor possibilidade de estarmos isentos de experiências constrangedoras, portanto, estejam certos que seremos novamente testados. As provas são mecanismos naturais que são indispensáveis no processo do desenvolvimento humano e a única forma de nos livrarmos dessa ação é nos graduando emocionalmente.

Enquanto você lutar em defesa da própria imagem, orientado pela vaidade e pelo orgulho, preocupado com o verniz social, estará atraindo pessoas e situações que irão magoá-lo, portanto, não adianta procurar culpados para as suas decepções, você é que precisa crescer, deixar de ser tão vulnerável, mudar essa natureza de cristal para avançar.

As pessoas são como são, fugir ou evitar situações desconfortáveis também não resolve, é preciso mais do que isso, é preciso desenvolver os poderes que deverão ser usados em sua defesa. Esses poderes existem em estado de latência no seu interior e dentre eles, há aquele que servirá de escudo contra qualquer investida externa, trata-se da humildade.

Ninguém consegue magoar uma pessoa humilde, só é possível magoar pessoas orgulhosas, vaidosas, arrogantes, enfim, pessoas que desconhecem a própria natureza divina, pessoas presas à ilusão de um personagem impermanente conhecido por ego.

Para lidar com as situações indigestas do cotidiano sem se ferir, será preciso expandir a consciência, olhar o próximo com outros olhos, enxergar além do evento em si, buscar uma compreensão mais profunda dos condicionamentos humanos e aceitar os padrões mentais que levam as pessoas a se comportarem daquela forma que (aos seus olhos) parece tão negativa. Não estamos aqui para julgar, classificar, separar, discriminar, nada disso! Estamos aqui para aprendermos a viver de forma orgânica e sistêmica, pois somos todos "farinha do mesmo saco". Será preciso partir de pressupostos diferentes para não sofrermos tanto com os outros, por exemplo, será necessário rever o entendimento que temos acerca daquilo que consideramos certo e errado, bom e mal etc.. Não se pode continuar julgando as pessoas pelo entendimento que elas têm, cada um está dentro de um patamar de consciência, enxerga o mundo de forma distinta e o mais curioso é que a grande maioria age acreditando que suas ações são as mais coerentes, muitos não fazem o mal por simples opção, agem apenas de acordo com o entendimento que alcançaram, fazem aquilo que acreditam, muitas vezes, ser o correto, por isso é muito difícil julgar.

Não podemos continuar na escravidão de um programa emocional desatualizado, agindo de forma automática, sem questionamentos, conduzidos por emoções e hábitos, precisamos refazer todas a nossas crenças, deixar de se preocupar com avaliações, parar de mendigar afeto, livrar-se de modelos estúpidos de perfeição e parar de buscar a aprovação das pessoas.

Não fique magoado, é hora de acordar!



Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 78


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Tavarez   
Conheça meu artigos: Terapeuta Holístico, Palestrante, Psicapômetra, Instrutor de Yoga, Pesquisador, escritor, nada disso me define. Eu sou o que Eu sou! Whatsupp (só para mensagens): 11-94074-1972
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa