Menu

Mas, afinal, qual é o papel do psicólogo?

Atualizado dia 10/6/2022 12:20:17 AM em Psicologia
por Flávia Fuzeti Fagali


Facebook   E-mail   Whatsapp

Ao contrário do que muito se ouve dizer por aí, o papel do psicólogo não é dar conselhos e sim ajudar o paciente a encontrar o caminho da solução de seus problemas, a partir de questionamentos e sinalizações de diversos cenários distintos do que a única possibilidade enxergada por ele até então.

Muitas vezes, as pessoas se sentem sem saída diante de determinada situação, é justamente quando decidem buscar por ajuda especializada.

Ao psicólogo não cabe julgar, opinar ou dizer o que o paciente deve fazer. E sim trazer questionamentos para que o próprio paciente encontre a solução que antes não estava enxergando.

Para isso é sempre preciso lembrar que cada pessoa teve uma criação e vivências de vida diferentes. E que a empatia não é apenas nos colocarmos no lugar da pessoa, e sim imaginar se nós tivéssemos tido a mesma história de vida que outro como seria nossa reação diante do mesmo problema?

O ser humano tem um hábito muito comum em julgar tudo o tempo inteiro. Fazemos isso de forma automática sem nem mesmo perceber. E para quebrar este tipo de comportamento, precisamos estar atentos, nos conhecer bem e compreender que este tipo de atitude não nos leva à solução alguma, muito pelo contrário, é apenas a busca do ego por ter sempre razão em tudo. Comportamento este que promove a discórdia e competição e não a resolução de coisa alguma.

Somente quando compreendemos de fato o que está por detrás de alguma situação é que conseguimos encontrar um caminho possível para solução. É justamente a má comunicação e o hábito de julgar que atrapalha e muito os relacionamentos, especialmente de casais.

Você está com dificuldade em sua relação? Pois então, o psicólogo de casal não irá dizer o que vocês devem fazer, e sim auxiliar para que o casal consiga aprimorar sua comunicação, deixar o ego e julgamentos de lado, se conhecer a fundo para, a partir disso, possivelmente encontrarem uma saída para a reconciliação, que é o desejo da maioria dos casais que buscam este tipo de ajuda.

É assim para qualquer relação, o caminho do autoconhecimento propiciado pela psicoterapia é sempre o mais indicado. Afinal, quanto mais você se conhece, mais fácil será encontrar uma saída para o seu problema em questão.

Texto Revisado

 

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 51


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Flávia Fuzeti Fagali   
Psicologa Junguiana/ Psicossomática de adolescentes, adultos e casais. Atende na Avenida Brigadeiro Faria Lima, próximo ao metrô, e nas regiões da Paulista, Vila Mariana e Metrô Sumaré, além de teleatendimentos, Telefone para contato e WhatsApp (11) 98278 8785
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa