Home > Autoconhecimento

Medo x Inteligência!
por Paulo Salvio Antolini

Medo x Inteligência!

Quantas vezes nos surpreendemos com a observação de que alguém é tão inteligente e como pode estar passando por momentos tão difíceis?
Primeiro, que ser inteligente não dá “passaporte” que libera as pessoas de terem obstáculos à sua frente; segundo, é sobre isso que vamos falar.
A inteligência se manifesta de forma inversamente proporcional ao medo que a pessoa revela, ou seja, quanto mais receios e temores ela tem, mais ela se bloqueia em sua capacidade de raciocínio e de ação.
Tem sido muito comum pais se referirem a seus filhos como sendo muito inteligentes, porém, sem iniciativa e capacidade de realização. Quando estão conversando, os filhos demonstram um raciocínio fantástico sobre as ideias que possuem, mas quando questionados do porquê não estão agindo, vem a resposta: “Espera, não é bem assim”. Então, como é? E o raciocínio bonito e liso há pouco exposto?

Isto não ocorre só com filhos. Também nas empresas é muito comum.
O rapaz formou-se em engenharia, foi um dos primeiros de sua turma. Rapidamente conseguiu se colocar no mercado de trabalho. Pela primeira vez, tinha um salário seu, e um bom salário. Alguns dias depois de estar trabalhando, foi chamado por sua gerência e envolvido na execução de um projeto de razoável peso dentro da empresa. Ao final da reunião, seu superior imediato brincou, dizendo: “Se não der certo, eu demito você!” Riu, ainda deu uns tapinhas em seu ombro e saíram da sala de reunião.
Quando o projeto começou a ganhar forma, o que antes estava tão claro para este rapaz agora estava se complicando, grandes dúvidas nas menores decisões. O mal-estar foi crescendo e surgiu então uma insegurança que o “travou”. Não estava mais conseguindo desenvolver o que antes estava tão claro.
O pavor que se instalou foi tanto que este jovem foi até seu superior e pediu para ser mandado embora. Ele teve uma grande felicidade, seu chefe gostava muito dele e sabia que ele era capaz. Após conversarem e seguindo orientação, ele veio para algumas sessões.
Em resumo, o comentário de seu chefe, e que ele mesmo reconhecidamente afirma ter sido brincadeira, desencadeou dentro dele um enorme medo de perder seu emprego, fazendo então com que não conseguisse mais realizar o que tinha toda a competência. Após ter identificado seus temores e analisado suas procedências, retomou seu projeto na empresa e foi muito bem-sucedido.

Várias pessoas não conseguem arrumar emprego porque se escondem dos empregadores, ou seja, ficam apenas enviando emails e quando muito visitam agências de empregos, pois sentem-se temerosos de se depararem com as pessoas que poderão ou não contratá-las.

Os medos desenvolvem bloqueios mentais que impedem que as pessoas possam dar “vazão” às suas criatividades, ofuscam  a capacidade de percepção, ocultando assim ligações que se não existissem os (medos), seriam vistas de imediato. O medo instala pensamentos fixos, fazendo com que toda e qualquer possibilidade deixe de existir.

Muitos relacionamentos vivem conflitos porque um dos dois tem um medo enorme de que a relação acabe. Então, passam a ter comportamentos reprimidos e não naturais, gerando no outro forte mal-estar e desconfiança, pois os sinais que recebe não são coerentes com o que esta sendo dito.

O medo inibe, bloqueia, instala um estado de insegurança que desvia toda e qualquer ação de seus objetivos finais.

Ao identificá-los, torna-se mais fácil superá-los. De qualquer forma, exige um esforço para agir diferente. Muitos acham que enquanto precisarem se esforçar ainda não estão prontos. Grande engano. É necessário o esforço. Nada acontece “num estalar de dedos”.

Texto Revisado


Consulte grátis
     
 
Compartilhe
   


Autor: Paulo Salvio Antolini   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   
Publicado em 19/11/2018

Veja também
A mente e a realidade
Como diminuir a carência e a solidão
Vamos malhar o Judas?
Para separar é preciso mais amor do que para casar!
Velha-moça - Menina feliz!
Ou você muda ou o mundo irá mudá-lo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.



Energias para Hoje
segunda-feira, 22 de abril de 2019

energia
I-Ching: 42 – I – AUMENTO
Momento de crescimento, que significa melhora não só no aspecto material mas também no espiritual. Ele acontece quando as ações e, acima de tudo, os sacrifícios são feitos em favor dos outros.


energia
Runas: Eihwas
50% já está conquistado, o resto e com você. Aja!


22
Numerologia: Idealismo
Dia para dedicar-se a obras que beneficiem todos ao seu redor. As atitudes devem ser abrangentes enfocando grupos de pessoas. Mantenha os pés firmes no chão e aja de forma a melhorar as coisas para os outros.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes




+ Lidos da Semana anterior
1. Suas barreiras são reais ou imaginárias?
2. Está na hora de tomar uma atitude!
3. Você faz de tudo pelo outro e não é valorizada nem desejada como gostaria?
4. Quando você vai começar a falar?
5. A intuição nos conecta com Deus
6. Aprendendo a não-ação
7. Liberte-se das influências
8. Canção-Krishna de Alma Para Alma

 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa