Menu

Mente Sã em Corpo São

Atualizado dia 5/10/2019 3:21:15 PM em Psicologia
por Flávia Fuzeti Fagali


Facebook   E-mail   Whatsapp

Segundo dados da OMS, uma em cada 10 pessoas tem ou já tiveram depressão. São dados muito alarmantes que nos apontam o quanto essa doença vem crescendo, tendo se tornado hoje a segunda maior causa de afastamento de profissionais do ambiente de trabalho.

Entretanto, a depressão não é uma doença do século XXI. Muitos séculos antes, ainda na antiguidade, Hipócrates tratava de casos de melancolia, os quais ele definia como: “Afecção sem febre, no qual o espírito triste permanece sem razão, fixado numa mesma ideia, constantemente abatido (...)”.

O termo depressão surgiu pela primeira vez em 1660 e só passou a ser mais conhecido popularmente em meados do século XIX. Mas os gregos na antiguidade já acreditam que as doenças da mente estavam de algum modo conectadas à disfunção corporal. Partindo deste, que é o mesmo princípio da psicossomática, e pensando no quadro depressivo que vem crescendo a cada ano, vamos falar um pouco mais sobre o assunto.

A sinapse metafisicamente é tida como a manifestação do ser na vida, e é de suma importância para atividade química do corpo. Assim sendo, os pensamentos que cultivamos geram sentimentos. Logo, bons pensamentos geram sentimentos agradáveis, maus pensamentos geram sentimentos ruins!

Pensar é, então, investir energia naquilo que detém nossa atenção! E sentir é dar significado ao que existe!

Nós não conseguimos controlar os sentimentos, mas conseguimos ter controle sobre nossos pensamentos! Logo, se mudarmos nosso padrão de pensamentos ou minimizarmos as ideias ruins que passam pela nossa cabeça, estaremos transformando nossos sentimentos.

Este é um dos principais pontos a serem trabalhados em terapia quando temos um paciente com um quadro depressivo.

Logicamente, que isso não é tarefa fácil. Costumo dizer que condicionar a mente é mais difícil que condicionar o corpo, mas é como aprender a meditar, aos pouquinhos.

Transformando o padrão de pensamentos negativos que as pessoas com depressão costumam apresentar, conseguimos promover uma mudança em seus sentimentos, que é o caminho para cura. Pois se a depressão trata-se de uma alteração química no funcionamento do cérebro e sabendo que a prática de bons pensamentos gera sentimentos agradáveis. E que estes, por sua vez, promovem uma boa condição orgânica, logo, se aliarmos esta prática juntamente com um trabalho em relação à situação que causou a depressão, este é um possível caminho para cura.

Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 4


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Flávia Fuzeti Fagali   
Psicologa Junguiana/ Psicossomática de adolescentes, adultos e casais. Atende na Avenida Brigadeiro Faria Lima, próximo ao metrô, e nas regiões da Paulista, Vila Mariana e Metrô Sumaré, além de teleatendimentos, Telefone para contato e WhatsApp (11) 98278 8785
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa