Menu

Meu conceito de Compaixão!

Atualizado dia 9/18/2020 6:47:21 PM em Psicologia
por Paulo Salvio Antolini


Facebook   E-mail   Whatsapp

Em 2009, escrevi sobre a Compaixão. Em maiúscula porque considero um sentimento nobre. Quando disse a um cliente meu conceito, ele me olhou intrigado e me pediu que explicasse melhor.
Para tal, relembremos como defini Compaixão.

“Compaixão é a compreensão amorosa sobre a limitação temporária de alguém!”
 Significa que tenho em mim a crença que todos podemos melhorar. Acreditar na capacidade humana de se aprimorar e, principalmente, acreditar que nossa missão nesta vida é, basicamente, nosso crescimento e evolução em todos os sentidos.

Ter a compreensão é ter o entendimento das dificuldades humanas. Não significa, em seu nome, sermos omissos ou permissivos.
Ter a compreensão amorosa significa perceber a situação como ela realmente é, agir coerentemente com o que esta situação exige, porém, sem o julgamento crítico que reduz o outro a zero. É fazer o que precisa ser feito, sem a maldade ou a altivez de quem se intitula o dono da verdade.

É ter a consciência que ninguém é superior ou inferior a alguém e que em um futuro, próximo ou distante, aquele que hoje não está bem, terá vencido seus obstáculos e poderá inclusive estar nos ensinando o que ainda não sabemos, pois seremos nós a estarmos na limitação temporária.

Limitação temporária: bloqueio, dificuldade, obstáculo que existe agora, mas será vencido a qualquer momento.

Na visão espiritualista, onde a morte não existe, a superação irá ocorrer ou nesta existência, ou nas próximas, porém, com certeza, ocorrerá.

Em varias situações de consultório escutei: “essa pessoa não tem jeito, não tem solução, não mudará nunca!” Então, eu pergunto: você acredita em Deus? “É claro!”, resposta pronta e imediata. Então falo que é impossível acreditar em Deus e não ter FÉ! Pois crer em Deus é ter em si um estado de FÉ, cultivado a cada momento.

Crer não pode ser e não é algo sentido apenas em um momento. A FÉ é um estado permanente e que se manifesta exatamente nos momentos mais desafiadores de nossas vidas.

Quando temos Compaixão, temos também uma ação de Generosidade com aqueles que mais necessitam.

Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 22


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Paulo Salvio Antolini   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa