Menu

Momentos para reavaliar!

Atualizado dia 6/16/2013 7:28:13 PM em Psicologia
por Paulo Salvio Antolini


Facebook   E-mail   Whatsapp

Há um tempo atrás escrevi o artigo "Exame de consciência". Hoje retomo este assunto, por julgar importante realçar a necessidade que o Ser Humano tem de rever suas condutas e refazer o mapa de suas ações de tempos em tempos. No artigo anterior, falei sobre "o ato de refletir diariamente sobre o que se fez, faz-se ou se vai fazer". Neste, abordarei a necessidade de verificar períodos de nossa vida: onde estávamos, para onde queríamos ir e onde estamos agora. A ideia aflorou enquanto eu esperava para ser atendido em um grande hospital e escutava as mais variadas manifestações de pessoas que lá estavam, também aguardando sua vez. Eram pessoas de todas as idades. Fiquei observando a expressão de cada uma delas, tentando imaginar que tipo de problema a trazia ali, qual drama cada uma possuía e, após a clássica reclamação do ter sempre que esperar para ser atendido, iniciaram-se várias conversas paralelas.

Impressionante como a situação se mostrou repetitiva: a princípio, a conversa girou em torno da doença, logo em seguida o assunto abordado era o quanto valeu a pena ou não o que cada um passou na vida, e finalmente o fato de estarem agora em um hospital para tratarem de seus males.
É a reavaliação de vida! Alguns que estavam ali, já em retorno de pós-operatório, manifestavam-se dizendo que haviam mudado radicalmente sua maneira de viver. Que haviam abandonado muitos hábitos e preocupações após a manifestação da doença.
Imediatamente, desliguei-me das conversas externas e fiquei refletindo sobre como esperamos situações extremas para, só então, enxergar como estamos vivendo o nosso dia a dia.

Lembrei-me de jovens que, após muito lutarem para conquistar seus sonhos, como comprar uma moto ou um carro, agem sem consciência de risco e são obrigados a enfrentar perdas, que vão desde as menos relevantes, como a perda material do próprio bem adquirido, até as mais importantes, como a perda de condições de saúde, perda de movimentos etc., tudo por causa de irresponsabilidade ou negligência ao volante.
Lembrei-me de empresários que perderam praticamente tudo por causa da própria teimosia de não querer se adequar às novas condições de mercado e que por isso precisaram recomeçar, sem contar que, em alguns casos mais extremos, precisaram ir à luta pela busca de emprego. Outros perderam colaboradores excepcionais, que embora tivessem tentado mostrar as várias facetas do negócio, não foram ouvidos.

Visualizei mentalmente casais cujas relações se desfizeram porque não foram capazes de parar para conversar efetivamente sobre o que estava acontecendo com eles. Mesmo quando um deles tentou, o outro não se prontificou a acompanhar seu raciocínio e verificar a quantas andava a convivência deles nos últimos tempos. Relações destruídas e depois choradas, principalmente pelo mais "cabeça dura" da relação, que só após a perda, tomou consciência de que, caso quisesse, caso tivesse colaborado, poderia ter sido diferente.

O mundo está em constante mudança e o que era bom e adequado ontem, hoje já não se mantém e até atrapalha. É sábio e exige de cada um muita humildade a atitude de rever o que foi feito, o que foi conquistado, observar se o resultado corresponde ao que era esperado e, por fim, se de alguma forma é preciso mudar sua conduta.
No mundo corporativo, existe uma máxima que diz: "O sucesso de ontem não garante o sucesso de amanhã!". Em nosso dia a dia também temos que ser flexíveis para podermos identificar as alterações ocorridas e agirmos coerentemente com a realidade na qual estamos vivendo. Mas precisamos, principalmente, reavaliar se o que estamos fazendo, se aquilo a que estamos dando grande valor é realmente o que nos permite ser mais completos e felizes.
Pensem e lutem pelo que realmente vale a pena e lhes permite desfrutar da felicidade. Mas não esperem que a vida lhes pregue uma peça para agir desta forma. Todos nós podemos ser felizes hoje! É só querer. E querer é poder!

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 8


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Salvio Antolini   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa