Menu

Motivação!

Atualizado dia 7/21/2013 8:08:19 AM em Psicologia
por Paulo Salvio Antolini


Facebook   E-mail   Whatsapp

Motivação vem de motivo. Motivo expressa movimento, portanto, motivação é o movimento direcionado para a ação. É considerada motivação tudo o que nos impulsiona para a ação.
Há um erro no que julgamos poder fazer com a expressão "motivação". Ela é usada em todas as situações onde se querem levar pessoas a um resultado ou comportamento diferente do normal. Não é possível motivar as pessoas. É possível, sim, estimulá-las, incentivá-las em direção ao que se espera.
Motivação "é uma luz cujo interruptor se encontra do lado de dentro", portanto, depende de cada um o "motivar-se". Existem duas razões para que tenhamos claro isso: A primeira nos possibilita evitar decepções, pois na maioria das vezes não se obtém resultados dos esforços canalizados para a "motivação" do outro. É comum observarmos grandes campanhas motivacionais, em que empresas investem em palestras e todos saem empolgados, animados, achando ótimo e, depois de alguns dias, tudo voltou à rotina, tal qual era antes. Normalmente, essas palestras possuem um conteúdo que propicia grande descontração e momentos de alegria, risos, fazendo, sim, com que os participantes saiam muito bem delas e animados, achando que "agora vai". Alguns poucos se sentem envolvidos com o que foi dito e acionam, então, seus motores. Eles se motivaram a alguma coisa. O que foi transmitido os estimulou, os incentivou. E dali para frente, para esses poucos, realmente as coisas serão vistas e tratadas diferentemente do que era antes.
A segunda razão e, talvez a mais importante, é não ficarmos esperando dos outros ações que provoquem resultados que dependem de nós, depende de cada um. Exemplo? "Se eu tivesse um salário melhor me esforçaria mais". "Se fosse melhor tratado por ele(a), seria mais carinhoso(a)". Mesmo tendo recebido um grande aumento salarial, a experiência mostra que, após algum tempo, as pessoas beneficiadas estão no mesmo patamar de antes ou pior até, pois se empolgaram com os ganhos e agora estão mais endividadas (a Economia chama isto de propensão marginal de consumo). O casal que chega a um consenso sobre algumas mudanças para melhorar o relacionamento, e não o põem em prática, não obtêm êxito no resultado final. Por que não funcionou? Porque os motivos apontados não eram consistentes, e é um desafio a ser vencido admitir que o motivo (ou a falta dele) esteja em si mesmo(a).

Motivação: motor que leva a uma ação. Pessoas motivadas são as que encontraram dentro de si o que realmente querem. E as pessoas motivadas são também entusiasmadas. "Entusiasmo é a Energia Divina dentro de si", A pessoa entusiasmada é diferente da pessoa otimista. A primeira acredita que ela fará as coisas darem certo. A segunda acredita que as coisas darão certo. O entusiasmado traz para si a responsabilidade sobre algo, enquanto o otimista apenas acredita que tudo dará certo.
É lógico que precisamos ser também otimistas, pois há situações que nos atingem e que não temos atuação sobre elas, mas mais importante é sermos entusiasmados, pois assim nossos "motores" estarão acionados na direção do que nos propusemos.
As pessoas motivadas enxergam as dificuldades que existem como obstáculos a serem vencidos, desafios à sua capacidade de superação e, então, agem. Elas acreditam em si mesmas, não permitindo que a opinião das demais as faça desanimar. Ouvem, mas avaliam seguindo seus próprios critérios, e só então agem. Acreditam em Deus, mas Naquele que lhes dá as condições para fazer, para superar e não Naquele ao qual pede que faça por elas. Muitas vezes, por isso, são consideradas rebeldes ou revoltadas, pois têm uma postura diferenciada diante do que é pregado.
As pessoas entusiasmadas nem sempre são sorridentes ou dadas a manifestações "festeiras". Muitos julgam os que se manifestam com euforia como entusiasmados, quando na realidade eles são os "fogo de palha". São aqueles que, na teoria, empunham bandeiras e tentam "agitar" todos, mas na hora da prática, da efetivação da ação, sempre encontram algum empecilho. "É muito bom saber que as coisas dependem de mim. Não fico nas mãos dos outros".

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Salvio Antolini   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa