Menu

Não pense em desistir!

Atualizado dia 8/3/2019 9:19:22 AM em Psicologia
por Paulo Salvio Antolini


Facebook   E-mail   Whatsapp

Em um mundo bombardeado com o “tudo é fácil, basta você se inscrever para...!”, é só pagar “X”! A credulidade e o permitir se encantar com a beleza da apresentação das ideias, está causando um efeito devastador na realização dos sonhos. Nos dias atuais, mal se tenta duas, ou no máximo três vezes conseguir algo e pronto, se há dificuldades, por menor que sejam, eis que ela, a desistência, acontece.

Muitos são os fatores que, associados, nos fizeram chegar a esse ponto. Os pais que procuram dar tudo pronto a seus filhos, impedindo-os de se esforçarem por conseguir. Os jovens que não aprenderam o que é persistência e determinação, pois tudo lhes foi favorecido. Os mais adultos que passaram a acreditar que “se está dando muito trabalho é porque não será bom para você”, e assim por diante.

Mario entrou em uma faculdade particular, pois sua família tinha uma condição que permitia esse investimento. Maria, sua colega de classe, também. Pelas viradas que ocorrem, tanto as famílias de Mario como a de Maria perderam a condição de arcar com as mensalidades da faculdade. Eles já estavam no final do terceiro ano. Poderiam financiar o restante do curso, com início dos pagamentos para após o término do curso.

Mario abandonou o curso, sua alegação foi que não queria iniciar sua carreira com uma dívida. Maria fez o financiamento. Hoje, passado já mais de três anos, Maria está formada e em fase de quitação de seu débito escolar. Mario continua a dizer que quando puder terminará seu curso. Maria trabalha muito e pouco sai. Mario também trabalha, mas todos os finais de semana tem atividades “sociais” que geram bons gastos. Sua alegação é que precisa ter uma recompensa por ter que trabalhar no que não gosta.

Este exemplo citado pode ser colocado em qualquer situação de nossas vidas. Uma coisa é certa: Maria estará em breve desfrutando o fato de ter conquistado sua graduação. Mario passará sua existência a dizer que a vida lhe foi ingrata, tirando sua chance de “ser alguém” na vida.

Muitas facilidades tiram a capacidade de luta, capacidade esta que exige determinação, persistência, força de vontade e acima de tudo, acreditar. Acreditar que é possível e se pode atingir alturas maiores do que a que se encontra. Aprender a perseverar é um exercício que começa muito cedo em nossas vidas. Muitas pessoas sofrem por nunca terem se dado a oportunidade de lutarem pelo que queriam, pois achavam que deveria ser mais fácil e que o “mundo” deve isso a elas, e assim, nunca perceberam que são capazes sim, e que os esforços são recompensados pelo sabor das conquistas feitas.

Pessoas já adultas e que não conseguiam realizar seus sonhos, ao serem acompanhadas e estimuladas constantemente para persistirem em suas jornadas, quando atingem seus objetivos começam a perceber que são capazes sim. Que podem sim! Que as conquistas não são privilégios para alguns, mas para aqueles que lutam e não esperam as coisas caírem “dos céus”!

Tantas são as ofertas, promessas de que tudo se conquista facilmente, é só fazer o curso “X”, a terapia “Y”, participar do grupo “Z” e pronto. Despertou-se a cobiça do ter fácil. Grande fonte de frustrações, decepções e amarguras. Não acreditem em promessas. Acreditem em seus esforços, acreditem na dedicação e sacrifícios que as situações exigem.
Enquanto muitos desistem e alimentam as contas bancárias dos que tanto prometem, aqueles que estão acreditando em si mesmos estão se destacando da grande massa.
Pensem nisso e façam suas escolhas!
Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Salvio Antolini   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa