Menu

Não queira ser normal

Atualizado dia 9/11/2014 8:17:02 PM em Psicologia
por Paulo Tavarez


Facebook   E-mail   Whatsapp

Seja você mesmo, aprenda a se respeitar, não existe nada mais triste do que ver as pessoas negarem a própria natureza para se ajustarem a doutrinas prontas ou correntes de pensamento, todas elas se apresentam de forma salvadora, triunfalista, pois precisam seduzi-lo.

Cuidado com aqueles que se arvoram “donos da verdade”, são caciques que oferecem respostas institucionalizadas, que servem apenas para nos manter na tribo. Não se assuste, é isso mesmo que eles querem, reunir um grupo que possa militar em suas causas, precisam de seguidores, isso lhes dará poder, para isso criam teorias e mais teorias, precisam de um sistema elaborado com normas e princípios, pois não há meios de uniformizar uma massa de seguidores sem impor normas.

Vivemos a ilusão de que é necessário pertencer a qualquer corrente de pensamento, porém, toda corrente acorrenta, não existe um sentido mais claro para essa palavra. Pessoas pensando da mesma forma, acreditando nas mesmas coisas, não são nada mais do que escravos, pois abriram mão da prerrogativa de tirarem suas próprias conclusões acerca da vida para se unirem em torno de um modelo pré-estabelecido qualquer, aderiram a um conjunto de fundamentos e princípios externos - talvez por afinidade - e seguem reproduzindo de forma cega aquilo que foi ensinado.

Aprendemos que agir desta forma é ser normal, infelizmente não percebemos que “normal” é aquele que segue normas, que precisa de protocolos. Vivemos engessados, pois conservamos ainda um instinto dos mais primitivos, o instinto de grupo, que infelizmente está muito arraigado em nosso ser, passamos a acreditar que sem pertencer a uma tribo qualquer a vida seria impossível.

Precisamos acordar, não existem métodos inquestionáveis, aliás, você não precisa de método algum, você não precisa de nenhuma orientação religiosa, por exemplo, para fazer o bem, muito menos de teorias politicas, científicas ou filosóficas para viver nesse mundo. Não precisa que o digam o que é certo ou errado, pois se fazem isso, estão lhe ensinando a julgar. O hábito de julgar foi disseminado e transformou-se em uma espécie de vício da nossa civilização; não percebemos que é preciso pensar o mundo sem os parâmetros impostos pela religião ou propostos por filosofias diversas, precisamos pensar o mundo com o coração, expandir a consciência acima dos eventos, deixar de emitir julgamentos, pois apenas estamos na contramão do nosso progresso, insistimos em fortalecer apenas o ego que foi programado por valores mundanos. O que é o ego? Nada mais do que um programa. O homem é muito mais do que isso.

Para julgar, é preciso seguir cartilhas prontas, é preciso estar condicionado, obedecer preceitos sem questionar, é preciso deixar de ser você e converter-se em um operador do sistema, é optar por viver acorrentado e limitado por doutrinas. Não faça isso!

Traga respostas de suas entranhas, pare de reproduzir conceitos instituídos, não existe nada que possa ser mais confiável do que a sua própria intuição. Toda verdade necessária para a nossa orientação está dentro da própria consciência.

Quer se ajudar? Medite, busque o silêncio, despreze o barulho da mente, faça isso com toda intensidade possível, as respostas virão. Buda ficou 40 dias em silêncio sob uma árvore, Jesus 40 dias no deserto, Krishna também jejuou em silêncio antes de dar início a sua missão, todos eles tiveram que enfrentar os demônios internos, lutar contra os conceitos e valores impostos, nenhum deles alcançou a iluminação seguindo pretensos gurus ou adotando um programa de crenças, todos eles se libertaram.

Seja você mesmo, não precisa acreditar em nada do que estou falando, não transforme esse pensamento em uma outra doutrina, faça o seu caminhar, verá que vale muito a pena pagar esse preço.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 19


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Tavarez   
Conheça meu artigos: Terapeuta Holístico, Palestrante, Psicapômetra, Instrutor de Yoga, Pesquisador, escritor, nada disso me define. Eu sou o que Eu sou! Whatsupp (só para mensagens): 11-94074-1972
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa