Menu

Ninho vazio?

Atualizado dia 3/17/2014 4:16:43 PM em Psicologia
por Mirtes Carneiro


Facebook   E-mail   Whatsapp

Estive pensando o quanto nossos filhos nos fazem ter a certeza de que valeu a pena investir neles afetiva e financeiramente, noites insones, dores, desesperos, angústias, mas muitas alegrias, principalmente, quando eles de nós se afastam, por algum motivo - seja geograficamente ou mesmo um afastar próximo, em que interesses novos se apresentam a eles, fases diferentes da vida - e neste espaço vazio de não saber o que virá, ficamos pensando como será o caminhar deles com suas próprias pernas.

Que gratidão, quando percebemos que eles andam, sim, sozinhos, que eles resolvem, sim, suas questões do jeito que eles conseguem, aquele jeitinho um pouco tímido, um pouco receoso, mas também esperançoso.
E quanta garra, que vontade de vencer, que disposição para trilhar o caminho que, sabe-se, não será fácil, mas sim, a vontade tenaz os faz prosseguir!

Esta nostalgia pode ser devido à idade, pois já passamos por isso, mas é muito bom poder assistir o desabrochar de um jovem adulto, o sorriso cheio de vontade, o medo vencido a cada dia, desbravando horizontes...
Neste momento, somos invadidos por aquela sensação de “valeu a pena”. E que sensação maravilhosa é esta! Um momentinho fugaz de plenitude, de certeza, de inspiração infinita, de amor mesmo.

Acredito que estes sejam os pequenos momentos de felicidade que podemos ter, e são preciosos, são o feedback de todos os nossos esforços, de nossas lutas, de nossa esperança no amanhã melhor.
Pode ser que ainda existam muitas pedras pelo caminho deles, e com certeza existirão, mas parece que podemos olhar calmamente para isto, sabendo que eles estão prontos.
Nossos pequeninos estão prontos! E que cara de gente grande! Que alegria! Que imenso amor invade nosso coração!

Segue texto que gosto muito, e desconheço o autor:

"Sabe como a Águia ensina seu filhote a voar? A Águia faz o ninho bem no alto de um pico rochoso. Abaixo, somente o abismo e em volta o ar para sustentar as asas dos filhotes. A águia mãe empurra os filhotes para beira do ninho. Neste momento, seu coração se acelera com emoções conflitantes, pois ao mesmo tempo que empurra , sente resistência dos filhotes em não querer ir em direção ao precipício. Para eles a emoção de voar começa com medo de cair. Faz parte da natureza da espécie. Apesar da dor, a águia sabe que aquele é o momento, sua missão deve se completar, mas ainda resta a tarefa final: o empurrão. A águia enche-se de coragem, ela sabe que enquanto seus filhotes não descobrirem suas asas, não entenderão o propósito de sua vida, enquanto não aprenderem a voar, não compreenderão o privilégio que é nascer águia, assim o empurrão é o maior presente que ela pode oferecer a eles. E seu supremo ato de amor. Então, empurrando um a um, ela os precipita para o abismo e eles voam livres após descobrirem suas asas. Mas, como eles  ainda não descobriram como elas têm uma capacidade de voar em uma velocidade incrível, quase sempre, a mãe salva seu filhote a poucos metros do solo".
 
Até que eles se fortaleçam e se aventurem sozinhos.
Nesse sentido, o ninho vazio pode ter a simbologia de vitória, de dever cumprido, de alegria e não de depressão e falta.


 
Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 8


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Mirtes Carneiro   
Mirtes Carneiro CRP06/111130 Psicóloga e Psicanalista Atendimento on line Tel 11 9 8108-5021
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa