Menu

Nosso lugar

Atualizado dia 4/21/2014 2:48:21 PM em Psicologia
por Maria Ivone Neto Mourão


Facebook   E-mail   Whatsapp

Nem sempre o local que nascemos ou a cidade onde residimos por muito tempo é nosso lugar no mundo. Os laços que registramos seguem conosco, recordações e afetos que ficam gravados em nossa história. Alguns são efêmeros, outros perenes. Cada personagem com seu significado e cada acontecimento uma lição que, se filtrarmos de modo positivo, fortalece-nos a seguir adiante na trilha aprendiz. Algumas pessoas percorrem diferentes caminhos até encontrar seu lugar e nem sempre percebem de imediato. Em alguns, podemos até estar apenas de passagem, no entanto, deixam tanta saudade que ao retornarmos sentimos tamanha alegria que a profundidade da sensação cria raízes. Há quem reconheça seu lugar assim que pisa em seu solo e sente a atmosfera do lugar inundar todos os seus sentidos.

Mudar nem sempre é fácil, exige coragem. Nesse processo o desapego e a força para recomeçar são presenças marcantes. Carregar na mala o mínimo de objetos e o máximo de esperança, fé e saudade alegre, aquela que afaga nosso coração com a certeza de que somos conexão em movimento e, que, onde quer estejamos, estaremos próximos de quem amamos. Distância e proximidade se entrelaçam no enredo da nossa estrada. Quantas vezes estamos cercados de pessoas e nos sentimos absolutamente sós? Quantas vezes estamos na companhia de poucos e raros e nos sentimos acolhidos? E quantas vezes estamos até sozinhos e nos sentimos completo? Quando sentimos o abraço da paisagem todo nosso corpo responde. Definitivamente, nosso lugar é aquele que nos faz florescer.

Conheço pessoas que amam o lugar que nasceram, assim como eu amo, e são extremamente felizes construindo ali suas histórias. Alguns até saem por um tempo e retornam depois. Os motivos e as buscas de cada pessoa são singulares, assim, também como é o encontro de cada um para encontrar seu canto. Respeitar o caminho de cada um é apreciar a diversidade da vida. Muitos desejam e não tem coragem de seguir o caminho que palpita em seu coração. Nesse ponto é preciso refletir o que de fato é laço e o que é nó. Laço liberta, nó aprisiona. É necessário ser fiel a si mesmo para navegar sua embarcação vida. É preciso ter firmeza com seus princípios para trilhar a direção de sua bússola coração.

A vida é cíclica por essência. Nossas escolhas vão moldando cada ciclo. A consciência dessa natureza nos faz valorizar cada vez mais o presente. Muitas vezes ficamos adiando certas decisões, por isso ou aquilo, ou por x ou y, e nos negando o direito sublime de viver nossa própria história. Em determinadas estações, precisamos passar por nossa crucificação preparando o terreno da mudança. Estou nesse estágio, aprendendo com minhas cruzes. Só não podemos deixar adormecer no sono inerte nosso projeto. Na renovação de cada ciclo, somos sacudidos por nossos anseios, por aquilo que nos faz sentir vivos, pelos desejos de nossa alma; é aquela voz que soa como canto, uma frase que surge na sua frente, um sonho que se repete na madrugada. De uma forma ou de outra, a mensagem aflora e lhe acorda para preparar o terreno para seguir a sua estrada e encontrar o seu lugar no mundo.

"Não deixe as vozes das opiniões dos outros afogarem sua voz interior. E, mais importante, tenha a coragem de seguir seu coração e sua intuição. De alguma forma, eles já sabem o que você realmente quer se tornar".
Steve Jobs

Texto Revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 51


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Maria Ivone Neto Mourão   
Sou aprendiz escrevendo o roteiro de minha estrada. ivonecordeiro.blogspot.com www.marcosturbo.com.br
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa