Menu

O Amor é o que o Amor faz

Atualizado dia 11/9/2010 5:45:28 PM em Psicologia
por Instituto Ibrape - Solange Belchior


Facebook   E-mail   Whatsapp

O QUE É AMOR?

Como podemos entender melhor essa modalidade de comportamento e/ou sentimento?

São palavras tão usadas em discursos de grandes mestres, nas religiões e pelos poetas.

Algo que tantas pessoas almejam, desejam fervorosamente e nem sempre sabem, realmente, qual o e seu significado.

Mata-se por amor, adoece-se por amor. Apego, ciúme, posse, controle, medo de perder são comportamentos e sensações ditos como decorrentes do amor.

Provas de amor e sacrifícios! É amor? É amar?

Então, vamos entender melhor sobre o assunto. A palavra amor se refere a um comportamento e não a um sentimento.

"O amor é o que o amor faz".

"O amor é sempre fundamentado pela vontade. E vontade pode ser definida pela seguinte fórmula:**

INTENÇÕES - AÇÕES = NADA (Intenções menos ações é igual a nada).

Todas as boas intenções do mundo não significam coisa alguma se não forem acompanhadas por ações.

INTENÇÕES + AÇÕES = VONTADE (Intenções mais ações é igual à vontade).

Só quando nossas ações estiverem de acordo com nossas intenções é que nos tornamos pessoas harmoniosas.

Todos conhecemos o ditado: "Que de boas intenções o inferno está cheio". Podemos entender melhor agora o que quer dizer. São intenções que ficam apenas nos pensamentos, nas promessas e nunca na realização concreta.

Há também as intenções que partem para a ação, só que uma ação contraditória. "Tinha vontade de fazer uma coisa e acabei fazendo outra totalmente diferente". "Não era isso que queria dizer!"

Outro tipo que encontramos; centenas de pessoas que adquirem muitos conhecimentos, falam sobre eles, até ensinam, porém, não praticam o que conhecem e dizem, levando a uma desarmonia.

Temos em PNL ainda mais uma fórmula:

Idéia - ação = sonho

Ação - idéia = perda de tempo

Idéia + ação = resultado de excelência

A partir do momento em que tenho sentimentos positivos a respeito de alguma coisa ou alguém (vontade), posso dizer (ação), que os amo.

Estamos vivendo um momento no planeta que exercitar esse amor é o grande desafio para que ocorra a transformação necessária em cada um de nós e possamos, assim, acompanhar a evolução terrena.

Interessante trazer aqui conhecimentos sobre o novo testamento. Sabe-se que ele foi todo escrito em grego, sendo que a palavra AMOR pode ser definida de várias formas dependendo de cada situação.

Nele encontramos a palavra "agapé" - que descreve um amor incondicional, baseado no comportamento com os outros, sem exigir nada em troca. É o amor da escolha deliberada.**

Quando Jesus fala de amor no novo testamento, usa a palavra "agapé", um amor traduzido pelo comportamento e pela escolha, não o sentimento do amor. Ele disse: "Amai seus inimigos" - que quer dizer que devemos e podemos nos comportar bem em relação a eles.

"O amor é o que o amor faz".

Nem sempre posso controlar o que sinto a respeito de outra pessoa, mas posso controlar como me comporto em relação a outras pessoas.

"Amar seu próximo"- Jesus não pediu para que tivéssemos afeto pelos outros e sim bom comportamento.

Amor "agapé" = paciência, bondade, humildade, respeito, generosidade, perdão, honestidade, compromisso (confiança).

Como podem ver, não há nenhum sentimento na descrição do amor "agapé" que Jesus usou no Novo Testamento. Todos são comportamentos, valores.

"Em essência, o amor é paciente, bom, não se gaba, nem é arrogante, não se comporta inconvenientemente, não quer tudo só para si, não condena por causa de um erro cometido, não se regozija com a maldade, mas com a verdade, suporta todas as coisas, agüenta tudo". (A Epistola aos Coríntios do Novo Testamento).

Lembrem-se da importância da gentileza, do cuidado em relação a tudo, pessoas, natureza, animais. Dar leveza aos traços do rosto, sorrir mais, olhar ao redor, prestar atenção às pequenas coisas.

Saber ouvir, ouvir de verdade, podendo silenciar todos os seus ruidos mentais, limpar seus pensamentos para que possa entrar no mundo do outro, junto com ele, enquanto ele fala.

Amor não é passar a mão na cabeça do outro e encobertar suas falhas. É mostrar as deficiências com respeito, preservando a dignidade do outro. Amor traz segurança. Respeito é igual à pontualidade, disciplina com horários.
Respeito é cuidado, é estar por inteiro, é ser fiel.

Amor é dar atenção integralmente ao outro como se ele fosse a pessoa mais importante do mundo naquele momento - porque ele é importante.

AMOR é se comprometer. Compromisso é provavelmente o comportamento mais importante de todos.
É empenhar-se nos compromissos feitos na vida. Isto é importante porque os princípios requerem um esforço enorme, e se você não estiver comprometido, desistirá no primeiro obstáculo.

Compromisso não é uma palavra popular nos dias de hoje. Todos querem estar envolvidos, mas ninguém que estar comprometido. O verdadeiro compromisso envolve o crescimento do próprio indivíduo e do outro ou do grupo, juntamente com o aperfeiçoamento constante.

Temos que escolher se queremos ou não nos comportar de maneira amorosa. Influenciar pessoas em busca de um benefício mútuo.

Todos sabem que os sentimentos vêm e vão durante uma relação, e é o compromisso que nos sustenta. Descobrimos nosso grau de comprometimento quando as coisas se dificultam, quando não estão do jeito que gostaríamos, quando temos de esperar resultados, quando somos colocados à prova e temos que amar as pessoas e a situação que o universo nos impõe e não desistir. Provar sua fé e comprometimento e respeito à sua convicção.

Enfim, há uma metáfora muito interessante que cabe perfeitamente aqui.

"O fruto amadurecerá dependendo das nossas contas bancárias relativas".

Fazemos depósitos e retiradas esperando nunca ficar descoberto. A metáfora nos ensina a importância de manter saudável o equilíbrio dos relacionamentos com as pessoas importantes de nossas vidas.

Quando conhecemos uma pessoa, o saldo da conta de relacionamento é neutro. À medida que o relacionamento amadurece fazemos depósitos e retiradas nessas contas baseados na forma como nos comportamos.

Ex: Fazemos depósitos nessas contas sendo confiáveis e honestos, dando às pessoas consideração e reconhecimento, mantendo a palavra, sendo bons ouvintes, usando cortesias de um olá, por favor, obrigado, desculpe, etc. Fazemos retiradas sendo agressivos, desonestos, descorteses, quebrando promessas e compromissos, apunhalando pelas costas, sendo maus ouvintes, cheios de empáfia e arrogância, etc.

Assim a conta pode se tornar negativa exterminando a relação.
Amar é muito mais do que muitos pensam.

Suas ações sempre falarão mais alto e será muito maiS importantes do que suas palavras.

"O AMOR É O QUE O AMOR FAZ"

[email protected] - link
Orkut e Msn: [email protected]

** "O Monge e o Executivo" James C. Hunter

Solange Belchior
Psicóloga, Micropigmentadora Estética e Paramédica, Micropunturista, Metafísica e Master Practitioner em PNL

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 4


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Instituto Ibrape - Solange Belchior   
Instituto Brasileiro de Psicoterapia e Estética - "Vida e Beleza Transformada em Arte". Cursos - Atendimentos - Produtos - Centro Técnico de Micropigmentação - Salão de Beleza - Estética Corporal e Facial - Terapias Alternativas. www.ibrape.net Rua Antonio de Barros 1972, Tatuapé, SP.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa