auravide auravide

O Ciúme e o Sistema de Apego


Facebook   E-mail   Whatsapp

O ciúme pode depender do seu nível de compromisso e investimento no relacionamento. Durante os primeiros estágios de uma relação, há pouco investimento. Logo, o ciúme é mínimo ou inexistente. Pois se você teve apenas um encontro com alguém, em geral, não se tem muito a perder. No entanto, à medida que vai se envolvendo, você investe mais pouco a pouco e, assim, o que se perde se esta aposta não der certo, será muito mais valioso.

Mas por que disse em geral? Porque tudo depende de como funciona seu sistema emocional. Se você tem um estilo de apego ansioso e acredita na primeira saída que esta será sua ultima chance de um relacionamento, ainda que só tenha tido um encontro, o investimento será grande em termos de expectativas e, logo, se não der certo você pode enxergar que tem muito a perder. 

Mas via de regra, no inicio de um relacionamento, tudo parece ir muito bem até que um dos parceiros “se torna ciumento de repente”. Isso ocorre porque durante a primeira metade do relacionamento digamos que é a fase de investimentos, mas também incertezas, e são elas que tornam o ciúme mais comum nesta etapa intermediaria, quando ainda não existe um compromisso oficializado.

Quando um casal fica junto por muitos anos, a tendência e o ciúme diminuir, pois a relação se estabiliza e há menos incertezas.

Outro ponto importante a se levar em conta é o fato de que cada um de nós vê o desenvolvimento do compromisso de forma diferente. Alguns são pacientes durante a fase intermediária e outros são mais ansiosos e gostam de definir, de uma vez, se é ou não é.
Existem algumas crenças comuns que nos dão indícios de qual o seu estilo e nos mostram que duas pessoas sempre podem ter ideias diferentes sobre o que é um compromisso e também terem funcionamentos emocionais diferentes (o famoso sistema de apego de Bolby).

A questão é que estas diferenças pode desencadear algumas dificuldades, por isso a importância de se trabalhar o autoconhecimento.


Texto Revisado
 

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 221


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Flávia Fuzeti Fagali   
Psicologa Junguiana/ Psicossomática. Atende na Avenida Brigadeiro Faria Lima, próximo ao metrô, e nas regiões da Paulista, Vila Mariana e Metrô Sumaré. Telefone para contato e WhatsApp (11) 98278 8785
E-mail: flaviafagali@gmail.com | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.

Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2021 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa