Menu

O desleixo pessoal!

Atualizado dia 6/1/2014 10:20:09 AM em Psicologia
por Paulo Salvio Antolini


Facebook   E-mail   Whatsapp

Pessoas bonitas, bem apresentáveis, com hábitos de se arrumarem bem, estarem sempre elegantes e agradáveis de serem vistas. Passado algum tempo, estas mesmas pessoas se apresentam de forma irreconhecível. Estão gordas, vestidas de qualquer maneira, cabelos desgrenhados, homens com barba por fazer, barrigas enormes a mostrar o umbigo e assim por diante. Sim, porque esse fato ocorre tanto com mulheres como com homens.
É o descuido total consigo mesmo, negligenciando cuidados que nunca deveriam ter abandonado. Alguns casos mais sérios envolvem, inclusive, a falta de higiene pessoal, onde o ficar próximo a elas torna-se um sacrifício, pelo mau cheiro que exalam e o estado imundo de suas vestes.

Não estamos falando de mendicância, onde esse comportamento é comum, estamos nos referindo a pessoas que, em determinado momento da vida tiveram uma mudança radical consigo mesmas. Lembro que minha mãe dizia desde quando eu era pequenino: “Pobreza não é sinônimo de sujeira. Conheço muitas pessoas que lavam a roupa a noite e as passam logo cedo para vestirem a mesma, por não terem outra”. Atendi vários clientes que confirmaram isso. Sem condições para terem mudas de roupas, faziam um esforço extra diariamente para estarem sempre asseados. Roupas simples, mas limpas. Cheiro pessoal agradável pelo sabonete barato, mas usado diariamente.

Entre várias possibilidades que levam uma pessoa a isso, vamos nos deter em duas razões: o desencanto e a acomodação.
O desencanto normalmente é causado por decepções, dores sentidas por não terem seus sonhos concretizados da forma como imaginavam que deveria ser ou mesmo causadas por traições, rejeições, desconsiderações etc.. Ocorre com pessoas de qualquer estado civil, mas muito mais freqüente em pessoas casadas.

Aquela mocinha linda, se não tão linda, muito simpática e graciosa de antes, agora uma pessoa com o corpo deformado e com roupas que em nada cuidam da boa aparência, diferente de alguém que tenha tido um problema de saúde, com suas complicações de metabolismo. Nada nela lembra o que ela já foi. Nada nela desperta a cobiça e o desejo que antes provocava. Algumas mostram um comportamento depressivo, com traços de desinteresse e desencanto pela vida. Outras se colocam com uma agressividade antes inexistente, utilização de um vocabulário onde palavrões e xingamentos passaram a fazer parte de suas rotinas.

Que decepção ou mau-trato pode justificar tal conduta contra si mesmas? Exatamente: contra, pois se a vida lhes pregou uma peça, mais do que estarem agredindo a vida, para isso estão antes agredindo a si mesmas.
A acomodação! Aqui usarei o exemplo masculino. Quero realçar que as duas situações que estou citando, elas ocorrem com ambos os sexos.
Aquele jovem simpático, até bonito. Hoje, como dita a piada, perdendo a barriga, está toda ela caindo para fora da calça. Engordou assustadoramente. Casado, filhos, trabalho, mas uma postura de “eu estou fazendo tudo que tem que ser feito”. “O que mais você quer de mim”; “Não posso nem descansar ou comer ou...”. Mesmo havendo uma demonstração de dinamismo, há certo enfado por traz de sua aparente animação. Qualquer solicitação da esposa para que se cuide melhor, é entendido como forte crítica e revida com agressões outras, sentindo-se rejeitado e não olhando as mensagens que estes alertas querem passar, alertas também que valem para o exemplo acima: objetivamente, cuide de você, olhe sua saúde etc.. Subjetivamente, por quanto tempo conseguirei ficar perto de alguém que está morrendo aos poucos? Alguém que não tem mais interesses em sua vida e que apenas vive a cada dia.

Grande número de pessoas ao se separarem vivem verdadeira loucura de retomarem os “corpos jovens” que abandonaram no passado. Buscam novos interesses, querem alcançar novas conquistas. Não consideraram que há marcas que não se apagam, sejam internas ou externas.
Portanto, cuidar de resolvê-las tão logo ocorram é o melhor caminho para não se afastarem de seus sonhos e aspirações. Cuidar-se diariamente é um ato de amor para consigo mesmo!

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 15


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Salvio Antolini   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa