Menu

O esforço mínimo está em fazer bem feito

Atualizado dia 6/7/2010 3:26:16 PM em Psicologia
por Regis S Mesquita de Oliveira


Facebook   E-mail   Whatsapp

Eu li em um site: "Sou feliz por pura preguiça. Ser infeliz dá um trabalho danado". Esta é uma frase espirituosa e verdadeira.

A maior parte das pessoas trabalha com a concepção mental de que fazer bem feito dá mais trabalho, tirar notas altas na escola exige maior esforço, e que precisa lutar muito na vida para ser feliz.

É verdade que para tirar notas altas na escola exige esforço. Mas, o esforço é muito menor que o esforço necessário para não aprender ou para aprender pouco.

É verdade que fazer bem feito dá trabalho. Todavia, o esforço é muito menor do que fazer mal feito.

É verdade que precisamos nos esforçar para ser feliz. Contudo, é um esforço muito menor do que aquele que fazemos para sermos infelizes.

Existe uma lógica na vida. A vida tem um Fluxo, para bloqueá-lo gastamos mais energia do que para usufruí-lo.

Aqui cabe a analogia com a árvore (uma mangueira, por exemplo). Se ela quiser crescer e produzir frutos terá que se esforçar para ter os nutrientes. E se ela não quiser dar frutos e nem crescer? Ela terá trabalho dobrado. Ela terá que ficar bloqueando sua natureza, sofrer com a falta de nutrientes e se enfraquecer. Ou seja, ela gastará seu tempo e sua energia criando sofrimentos para si. Somente assim poderá conseguir não crescer e nem frutificar.

O mesmo acontece com os humanos. Se uma pessoa vai a uma loja e não é bem atendida, provavelmente ela ficará horas pensando na situação ruim, gerando tensão, criando fantasia e cultivando a pouca satisfação. O resultado? Nenhum. Usufruto? Pouquíssimo.

Ao ir à escola e não aprender a criança estará aumentando seu esforço e terá um usufruto muito menor. Ela já tem o esforço de ir e assistir a aula, terá o esforço posterior de tentar novamente aprender. A cada nova matéria, por não ter base, será mais difícil aprender. O principal, não desenvolverá um conjunto de qualidades que somente surge se cumprimos a função central da proposta, no caso a aprendizagem.

O conjunto de qualidades que deixará de desenvolver na escola será: concentração, tolerância à frustração, perseverança, entre outras. Todas são qualidades muito importantes que facilitam a vida de quem as possui. Por isto, o desenvolvimento de habilidades e qualidades diminui o esforço necessário para atingir os objetivos na vida.

O esforço mínimo está em aprender muito. O esforço mínimo está em fazer bem feito. O esforço mínimo está em desenvolver habilidades e capacidades. 

Este artigo faz parte de uma série de artigos que estou publicando cujo tema é EDUCAÇÃO PARA O ESPÍRITO.

Para ficar atualizado e saber dos novos artigos e das novidades do site me siga no twitter:

https://twitter.com/mesquitaregis 


Regis Mesquita é psicólogo e terapeuta de vidas passadas em Campinas. (19) 3236-7511 

Site:
https://www.tvphipnose.com.br/    

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 18


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Regis S Mesquita de Oliveira   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa