Menu

O “Eu não consigo”!

Atualizado dia 1/4/2015 8:58:18 AM em Psicologia
por Paulo Salvio Antolini


Facebook   E-mail   Whatsapp

Hoje em dia está mais do que comum o uso das expressões “Eu não consigo”; “Isto está além de minhas forças”; “Não sou capaz” e assim por diante.
Constatamos que em várias situações elas são usadas apenas para evitarem ter que fazer algo que não gostam ou não querem. Isso porque nesses casos, na grande maioria das vezes há a permissividade dos outros. As pessoas não fazem e continuam “numa boa”, como bem expressa a gíria.
Porém, há um grande número de pessoas que acreditam verdadeiramente não serem capazes de realizarem algo. Alguém já disse: “Não importa se você acredita que vai dar certo ou que não vai dar certo. O que importa é que vai acontecer o que você acredita”. São nossas crenças que nos movem na direção do que acreditamos.
Um dos primeiros entraves é a aceitação. A pessoa precisa dar por verdade que aquilo está acontecendo com ela e que precisa ser resolvido. O deixar o tempo passar, como muitos fazem não resolve os problemas, apenas agrava-os e torna ainda mais complicado sua solução.
Ao aceitar que se está vivendo um problema, o primeiro passo, independente do tamanho do mesmo é se acalmar. Não pense que é difícil, pois a partir da aceitação torna-se mais facil se aquietar. Quando se aquieta a mente, há também uma quietude em nossas emoções. A ansiedade se reduz. Pode surgir uma forte angústia, aquele aperto no peito acompanhado com forte vontade de chorar, mas que não tira a pessoa de seu foco.
Com a ansiedade reduzida começa então o verdadeiro processo de solução do problema, porque não é possível se resolver algo querendo não olhar para esse algo. Diminuir a ansiedade permite não ter pressa para sair da “zona de desconforto”, condição básica para se olhar e analisar o que está a sua frente. Sem pressa para sair. Inicialmente apenas se olha, percebe-se o emaranhado de situações e ainda não se percebe saídas. Durante certo período fica-se apenas a observar o problema, cada aspecto dele.
A pessoa ainda não sabe como e nem se será capaz de resolvê-lo. Sabe apenas que precisa se envolver mais para compreender o que ocorre. Sem perceber ela está praticando a disciplina e persistência, condições também necessárias para o encontro da solução.
Dedicar o tempo necessário para se resolver o problema. A pressa dos dias de hoje e principalmente o imediatismo que é cultivado impedem que isso aconteça. As pessoas estão passando por cima de seus problemas, dando “jeitinhos”, buscando acomodá-los em um canto e desviando-se deles, passando então a acreditar que assim eles não mais se manifestarão. Grande engano.
A ansiedade é um estado que faz com que se perca o foco do problema. Sempre que há algo incomodando e que não se quer ver, ela surge firme e forte, ocupando nossa mente e tomando conta de nossas emoções, não nos permitindo mais saber o que realmente estamos sentindo.
Aceitação. Disciplina. Persistência. Envolvimento. Comprometimento. Condições necessárias para que se possa resolver problemas, superar obstáculos, crescer na vida. Características que todos podemos desenvolver, basta querer e “pagando o preço” que isso cobra, ou seja, enquanto estamos na busca real das soluções, envolvidos com a situação e comprometidos com o encontrar a solução não estaremos disponíveis para situações mais leves e agradáveis. A única satisfação que se sente quando se age assim é a de que se está cumprindo sua parte e soma-se a convicção de que esse esforço todo levará, inevitavelmente aos resultados positivos, mesmo que ainda desconhecidos.
Você consegue. Acredite. É necessário força de vontade. Para quem realmente quer não existe desistência.
Seja você a ouvir a frase: “Não sei como você conseguiu. Eu nem teria tentado. Seja você a desfrutar das conquistas de seus esforços. Você consegue. Você merece.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 9


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Salvio Antolini   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa