Menu

O Mito do Centauro

Atualizado dia 6/18/2023 9:42:49 PM em Psicologia
por Paulo Tavarez


Facebook   E-mail   Whatsapp

Na Mitologia Grega, existe a figura proeminente do centauro: um ser com o torso e a cabeça humanos e o corpo de um cavalo. O centauro representa classicamente o ser humano, preso às injunções dos próprios instintos. É o bicho-homem que vive ainda como escravo das sensações inferiores e preso aos impulsos animalescos do próprio corpo.

Percebam no centauro que é justamente abaixo do tórax que começa o processo de metamorfose, denunciando que existe nessa região uma mudança brusca na condição humana, como se alertasse para aquilo que precisamos transmutar em nossa própria natureza, pois ainda não somos plenamente 'humanos'.

É justamente nessa região inferior do corpo que se encontram os nossos pontos fracos, principalmente, aqueles que nos prendem à escravidão dos sentidos. Tudo isso, é claro, porque somos viciados em sensações e vivemos com o objetivo de saciar os impulsos mais primitivos da alma.

Trata-se, portanto, dessa região, da usina do corpo. Uma região onde se produzem os recursos energéticos indispensáveis para economia perfeita do campo fisiológico. As descargas energéticas ocorridas através do sexo, por exemplo, são extremamente prazerosas, assim como os prazeres da gula e da bebericação, por isso existe o torpor que nos faz buscar mais e mais o prazer. Todos esses vícios provocam o desperdício de recursos que poderiam ser melhor distribuídos através de nossos canais energéticos para outros plexos importantes do organismo.

Vivemos concentrados na parte animal desse centauro, ativando incessantemente os plexos inferiores em detrimento dos superiores. Cada centro de força superior desenvolve faculdades específicas do ser em evolução, portanto, teríamos um progresso expressivo se pudéssemos oferecer um maior suprimento energético para as partes superiores; por exemplo: no plexo cardíaco, manifestaríamos melhor os sentimentos; no plexo laríngeo, aprimoraríamos nossa expressão e autoconfiança; no plexo frontal, potencializaríamos o raciocínio e a memória; ou no coronário, expandiríamos nossas capacidades extra corpóreas.

Infelizmente, produzimos e desperdiçamos energias poderosas apenas para a nossa satisfação e desta forma vivemos totalmente entorpecidos e estacionados.

Devemos renunciar ao sexo, aos prazeres de um bom prato ou de um bom vinho? Não, meus amigos! É preciso apenas buscar o equilíbrio. Somos seres divinos, mas também somos bichos. Não podemos viver apenas regidos pela nossa natureza animal, mas também não podemos amputá-la; ainda somos humanos. É necessário buscar um desenvolvimento integral de toda essa estrutura ontológica, distribuindo de forma adequada todo esse manancial; e é isso que podemos aprender com o mito.

Entre os Centauros encontramos aquele que é conhecido por Quíron, um semideus muito respeitado pelo seu conhecimento e por ter treinado grandes heróis da antiguidade. Quiron renunciou à própria liberdade para ajudar Prometeu e ganhou o respeito de Zeus que o homenageou com a Constelação de Sagitário.

A figura de Quíron na constelação apontando a sua flecha para cima mostra o esforço humano em busca da ascensão; expressa uma flagrante vontade de livrar-se de seu lado primitivo.

Temos muito que aprender com tudo isso; não conseguimos nem vencer nossas limitações e queremos nos achar especiais a ponto de querer mudar o mundo.

A saga de todo herói, com todos os seus desafios e dificuldades, apenas representam nossas lutas.

É preciso mudar a própria natureza para poder aspirar uma condição mais iluminada; por isso não acredito em pseudo-iluminados que não venceram nem mesmo as próprias inclinações reprováveis.





Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 17


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Paulo Tavarez   
Conheça meu artigos: Terapeuta Holístico, Palestrante, Psicapômetra, Instrutor de Yoga, Pesquisador, escritor, nada disso me define. Eu sou o que Eu sou! Whatsupp (só para mensagens): 11-94074-1972
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa