Menu

O NÃO que liberta

Atualizado dia 12/11/2008 8:56:49 AM em Psicologia
por Maria Ivone Neto Mourão


Facebook   E-mail   Whatsapp

Sempre tive muita dificuldade em lidar com o NÃO. Em aceitar e dizer o NÃO. Felizmente, dei um salto enorme e aprendi que o NÃO é tão ou mais saudável e necessário que o SIM.


O NÃO me conduziu com serenidade ao caminho do desenvolvimento que começa com a decisão e a quebra de bloqueios. A certeza lhe dá forças para lutar, definir metas, traçar estratégias e tecer um processo de reprogramação de seus projetos e da sua vida. É outra postura, uma nova atitude com o NÃO que ensina e amadurece.


Muitas vezes temos medo de magoar com o NÃO e vamos adiando decisões importantes. A intuição vem, sinaliza, chama e mostra que a oportunidade é agora. É no presente que construímos as bases do futuro. O NÃO traz o SIM como a noite, o amanhecer.


Aprender a dizer NÃO para si mesmo é um dos passos mais importantes que aprendi na minha vida. Hoje vejo quantas vezes esse bloqueio me travou e como o NÃO verdadeiro liberta. E que maravilha essa convicção!


Abri uma janela para um horizonte amplo e sei que tenho potencialidade para voar. Sinto-me em uma trilha de evolução e o topo da montanha não me assusta; pelo contrário, me desafia a seguir andando com persistência. Outro elemento essencial que por tantas vezes deixei de lado, a intuição, é fator determinante hoje em meu cotidiano. Disciplina para cultivar a espiritualidade é outro ponto vital.


O NÃO pode até lhe paralisar por um tempo, mas traz inquietude e reflexão e esse ciclo, que pode até ser muito conturbado, é uma ponte que precisamos atravessar. O abismo está dos dois lados dela, mas há a possibilidade de seguir adiante e muito mais fortalecido. É aqui que entra a força e a gratidão, principalmente, com amigos que não apenas afagam, mas que o motivam a acreditar no seu poder de mudar.


Atravessei a ponte e sei que muitas outras virão. A vida é assim, recheada de acontecimentos para nos fazer crescer em todos os sentidos. Revendo os fatos e emoções da experiência do NÃO, constato que há “um divisor de águas” nesse capítulo especial de minha história: Como eu enxergava e lidava com o NÃO antes e agora. E como é saudável e belo o aprendizado de que somos mais fortes, inteligentes, intuitivos e criativos para vencer as dificuldades e superarmos até nossas próprias expectativas.


O NÃO traz o compromisso com o SIM. O SIM que nos indica que somos os roteiristas do nosso filme e que cada cena é um passo para conquistarmos nossos sonhos. Obrigada de coração por todos os NÃOs.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 17


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Maria Ivone Neto Mourão   
Sou aprendiz escrevendo o roteiro de minha estrada. ivonecordeiro.blogspot.com www.marcosturbo.com.br
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa