Menu

O poder transformador da terapia

Atualizado dia 9/9/2016 8:47:41 AM em Psicologia
por Camilo de Lelis Mendonça Mota


Facebook   E-mail   Whatsapp

Ela entrou no consultório na primeira vez com um rosto tenso, olhar agitado e falando sem parar. Parecia em busca de sossego, tentando acalmar a avalanche de pensamentos e sentimentos desencontrados. Nem sabia muito bem em que a terapia poderia ajudar, mas decidiu-se e marcou sua primeira entrevista com o terapeuta. Um mês depois, a fisionomia mudara, o sorriso lhe voltara à face e novos sentimentos estavam aflorando. Sua vida começava a dar sinais de que estava se transformando.

Mas que processo é esse que a terapia estimula e o que esperar desse encontro com a força transformadora das palavras e das energias envolvidas na relação cliente-terapeuta? Por um lado, é o resultado da força libertadora que os encontros verdadeiros propiciam. Por outro, é o reconhecimento de que a vida é fluxo de mudanças a que muitas vezes não nos apercebemos ou deixamos de sentir devido a uma série de bloqueios e couraças que vamos construindo para proteger nossos egos.

Mas o que é um encontro verdadeiro? Mais do que um diálogo, o processo terapêutico é um estímulo ao encontro, à descoberta e à revelação dos potenciais humanos, ganhando uma dimensão peculiar quando se estabelece o vínculo através do afeto compassivo e do acolhimento. Diferentemente de uma conversa com um amigo, o diálogo terapêutico trabalha tensões e estimula rupturas que não são mais necessárias ao conforto pessoal. Esses padrões que causam sofrimento, dor e desconforto começam a se modificar e o cliente se sente mais fortalecido para enfrentar os desafios que antes o paralisavam.

Os mecanismos de defesa do ego são muito fortes, assim como também é difícil de reconhecer, num primeiro momento, como agimos em determinadas situações sem termos a consciência do porquê termos determinadas atitudes, que são fruto de processos inconscientes. Algumas pessoas chegam a relatar paralisias diante de determinadas situações. Outras perdem a voz dias antes de terem que falar em público. E há aquelas que se sabotam, e impedem a si mesmas de conquistar aquilo que a tanto custo chegaram próximo de conseguir.

Todos esses processos estão presentes na vida das pessoas. Algumas conseguem lidar com mais facilidade, outras resistem e se sentem impedidas a conquistarem sua própria felicidade. Romper esse ciclo de sofrimento é uma das razões para se procurar um terapeuta. Nem sempre a solução será fácil de ser encontrada. Mas o simples ato de procurar ajuda e se abrir ao encontro permite o primeiro passo para o caminho da transformação pessoal.


Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Camilo de Lelis Mendonça Mota   
Terapeuta Holístico, CRT 42617, Psicanalista, Mestre de Reiki, Karuna Reiki, Terapeuta Floral. Atendimento terapêutico em Araruama-RJ, São Pedro da Aldeia-RJ e Saquarema-RJ com hora marcada Tel. (22) 99770-7322. Visite também o site www.camilomota.com.br
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa