Menu

O que é Programação Neurolinguística – PNL E Transformação Existencial

Atualizado dia 10/24/2010 7:30:59 PM em Psicologia
por Roberto Debski


Facebook   E-mail   Whatsapp

PNL é uma ciência que ensina a modelar comportamentos, estratégias e emoções, aprendendo como os melhores em cada área (finanças, relacionamentos, aprendizagem etc.) fazem o que fazem, e assim utilizar estes conhecimentos para nosso crescimento pessoal e coletivo. É um modelo para a excelência pessoal, e sendo assim também é utilizado em empresas, em treinamentos, vendas, aprendizagem etc..
Através da PNL compreendemos a estrutura da nossa experiência interna, que é sempre subjetiva. Nossas experiências são compostas por componentes visuais (imagens), experiências auditivas (sons) e sensações (cinestésicas: tato, olfato, gustação) e passam pelo filtro dos nossos sentidos, percepção, crenças e valores. A PNL é uma ciência que observa o relacionamento entre o processamento neurológico das informações e o seu efeito no nosso comportamento e sentimento, possuindo diversas ferramentas que auxiliam na modificação e harmonização destes padrões. O termo PROGRAMAÇÃO nos fala dos comportamentos repetitivos, padrões automáticos e inconscientes que apresentamos, e do propósito por trás das ações. O termo NEURO nos fala sobre o sistema nervoso, os processos neuroquímicos que ocorrem, como pensamos e organizamos nossa vida mental. O termo LINGUÍSTICA nos mostra como utilizamos a linguagem, ou seja, a comunicação, interiormente como diálogo interno, ou na comunicação com os outros, e seu resultado em nossas vidas.
Não temos controle sobre o que a vida nos doa, sobre os acontecimentos e problemas que aparecem, mas a PNL nos ensina a ter controle sobre nossa própria vida, nossas escolhas, pensamentos, sentimentos e comportamentos.
Aprender estas técnicas, tomar em nossas próprias mãos as experiências subjetivas que acontecem e escolher como nos sentiremos e agiremos, torna-se uma ferramenta poderosa, que pode transformar uma existência, de infeliz, para feliz, saudável, próspera, amorosa e plena de sentido.
A PNL é uma nova ciência e arte que nos oferece ferramentas para influenciar processos específicos através dos quais criamos nossa experiência subjetiva, fazendo então com que saibamos como lidar com nossas emoções, antes que elas nos controlem.
Um pressuposto fundamental na PNL é: “a energia flui para onde a atenção está”, ou seja, onde estiver o foco de nossa atenção, a nossa tela mental, ali se concentrará nossa energia, e é onde encontraremos os tipos de experiência que vivenciaremos. Se quisermos fugir dos problemas, das dívidas, das doenças, dos maus relacionamentos, surpreendentemente contra tudo o que esperamos e desejamos, são estes padrões que sempre “aparecerão” em nosso caminho. Isto acontece porque o que focamos mentalmente é instantaneamente criado. Tudo o que já foi criado, primeiro o foi no plano mental, dos pensamentos, idéias e emoções, e posteriormente se materializou. Podemos encontrar citações a respeito nos livros sagrados de diversas religiões, e é fato constatado na linha de produção de qualquer objeto, de uma caneta a um edifício gigantesco. Primeiro alguém imaginou, mentalizou, focalizou, foi tocado emocionalmente de alguma maneira, desenhou, e então iniciou sua produção. Quando temos o produto final em nossas mãos, raramente pensamos no caminho percorrido até que tenha se tornado um objeto materializado e pronto, concreto e utilizável.
Com nossos pensamentos ocorre o mesmo. Se pensarmos em doenças, problemas, e gerarmos pensamentos negativos, estamos criando no plano mental, energético, quântico, emocional, tudo o que está sendo focalizado, e, com a repetição dos pensamentos, no decorrer do tempo, nos surpreendemos ao vivenciar justamente o que tanto temíamos e evitávamos! Isto é a chamada “profecia autorrealizadora ou autocumpridora”, que atualmente está em evidencia como a “lei da atração”, apresentada no filme ‘o Segredo’.
A PNL nos ensina que devemos focar nossa energia naquilo que realmente queremos, nos nossos objetivos, e nos mostra em detalhes estratégias para fazê-lo, sempre associando emoções poderosas, desvelando nossos valores e crenças limitantes, transformando-as em potencializadoras, e gerando metas flexíveis e atingíveis a fim de alcançarmos nossos objetivos existenciais.
Um desafio na PNL é capacitar as pessoas a assumir o controle das suas próprias emoções, transformando-as em ferramentas que possibilitarão uma existência plena, próspera e saudável.
A PNL nos mostra que nossas crenças ou convicções a nosso respeito são interpretações que fazemos das experiências de vida pelas quais passamos. Quando acreditamos que não conseguiremos atingir ou realizar algum objetivo, ou que é algo muito difícil, esta é a mais pura verdade, uma forte crença limitante, que se transforma em um muro a nossa frente, bloqueando o fluxo de nossa ilimitada energia criadora. Talvez tenhamos escutado na infância o quanto éramos “desastrados, burros, ou incapazes, ou que nem adiantava tentar” e infelizmente tenhamos acreditado nisto, até os dias de hoje. Por outro lado, há aqueles que, contra tudo que é mais provável, acreditam que “EU POSSO”, e são as pessoas que, ao agir, transformam o mundo. Modelemos o exemplo de pessoas como Madre Teresa de Calcutá, que fez da doação e do amor incondicional pelos pobres, exemplo e inspiração para o mundo, ou de Mahtama Ghandi, a grande alma, que fundamentado em sua crença de igualdade, e liberdade, através do valor da “não violência” (ahimsa) libertou a Índia do domínio da poderosa Inglaterra, ou ainda Martin Luther King, cujo sonho de justiça e igualdade moveu milhões e potencializou o movimento de igualdade racial nos EUA. Pessoas como estas eram movidas por valores que iam muito além de si próprios, e alavancados por suas crenças poderosas e transformadoras, fizeram do mundo um lugar melhor. Será que seu meio ambiente, sua história de vida, ou seu sistema nervoso eram muito diferentes ou melhores que os nossos? Ou será que foram seus valores, suas escolhas, crenças e atitudes, que os impulsionaram a serem pessoas iluminadas e que serão lembradas pela eternidade? Se você crê nesta segunda alternativa, ótimo, pois sabemos que estes fatores podem ser modificados, basta usarmos as ferramentas adequadas.
Finalmente, a PNL nos mostra que é fundamental a ação, a atitude. Podemos aprender novos conhecimentos, diversas técnicas e ter ótimas intenções, mas se não forem acompanhadas de ações, não nos ajudarão em nosso caminho, não gerarão nenhuma transformação. Uma intenção sem ação se perde inutilmente no plano do pensamento. A ação possibilita e abre caminho para a mudança.
Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 35


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Roberto Debski   
O Dr. Roberto é médico (CRM SP 58806) especialista em Acupuntura, Homeopatia e tem formação em Medicina Ortomolecular. Também é psicólogo (CRP 06/84803), Coach e Master Trainer em Programação Neuro-Linguistica. Formador e facilitador em Constelações Familiares Sistêmicas Acompanhe nossos próximos eventos! https://www.facebook.com/debskiroberto/
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa