Menu

O Que Está Em Você, Também Está No Outro!

Atualizado dia 4/27/2012 9:16:27 AM em Psicologia
por SPAÇO NATUREZA & TERAPIAS


Facebook   E-mail   Whatsapp

 O QUE ESTÁ EM VOCÊ, TAMBÉM ESTÁ NO OUTRO!
Silvio Farranha Filho - psicanalista
Você já ouviu a frase: "o que está no todo, também está na parte"? Já pensou no que isto significa? Significa que algo que está mal resolvido em você, este algo também está mal resolvido em todas as pessoas com quem você convive.

Este "algo" é o conjunto das emoções, pensamentos e sentimentos negativos, que foram recalcados, reprimidos, negados e relegados ao inconsciente, coisas do tipo, mágoas, ansiedade, frustrações, apego, sentimento de ser inferior aos outros, insegurança, decepções, raiva, necessidade de aprovação, medo e culpa, inveja, ciúme, dissimulação, ressentimentos, rigidez, espírito de contenda, arrogância, sentimento de ser superior aos outros, prepotência, orgulho, vaidade, etc.

Talvez você pense que o problema que vê no outro, seja um problema e também seja do outro, porém, tudo o que o perturba, o incomoda em relação ao outro é algo que está dentro de você.

Ao dizer: "Acho aquela pessoa egoísta!" O egoísmo que está vendo na tal pessoa é o seu próprio egoísmo que está refletido nela. Todo seu desejo e empenho em mudá-la, para que você possa sentir-se feliz serão inúteis, pois ela jamais mudará aos seus olhos. Mas, ao reconhecer que o egoísmo é o seu, suas ações voltadas para erradica-lo de si, o tornará mais humilde. Com o passar do tempo, perceberá que a tal pessoa não lhe parece mais egoísta.
Ao dizer: "Gosto de tal pessoa porque ela é inteligente!" A inteligência que o atrai não pertence àquela pessoa e, sim, é a sua própria inteligência da qual você gostaria de experimentar, pois ela lhe falta. Todos os seus esforços para se aproximar ou conviver com tal pessoa, na verdade, você está buscando exercitar a sua própria inteligência. Com o passar do tempo, aquela pessoa vai lhe parecer desinteressante, não reconhecendo mais aquele atrativo. É que você encontrou a sua própria virtude.

De outra forma, o que está no chefe, também está em seus subordinados. Chefes e subordinados são atraídos por algo em comum. Um reclama do outro aquilo que está exatamente dentro de si. Se o chefe desconhece este princípio, achando sempre os subordinados, os culpados, tenderá a punir e até dispensar, mas como não resolveu o problema dentro de si, fatalmente contratará outras pessoas com os mesmos problemas. Porém, ao corrigir o problema em seu interior, perceberá que seus subordinados também se corrigem, curam-se, mesmo sem ter realizado ações diretas para este fim. Se apenas um subordinado decidir curar-se daquilo que reclama em seu chefe, verá que o chefe e também seus colegas de trabalho se curam. É o mesmo com pais e filhos, com parceiros afetivos, etc. Um parceiro diz: "Se fosse em outros tempos, eu agiria de outra forma, não sei o que está acontecendo comigo que não ajo da forma como sempre agi". É que o parceiro ouvinte curou algo que estava mal resolvido nele e aquilo também se resolveu naquele que percebe a própria mudança.

Ainda no âmbito da empresa, o chefe autoritário atrai um empregado submisso. Por quê? O chefe precisa aprender a ser submisso, enquanto o empregado deve aprender a assumir o comando de si mesmo! Quando um ou somente o outro aprende o que deve aprender, o vínculo entre os dois se romperá.

A mágica é esta: você não precisa mais cobrar do outro que ele mude. Ao se curar do que lhe incomoda, o outro também se cura, sem que faça nada a respeito. Observe com atenção os seus sentimentos, suas falas íntimas, veja como se refletem, pois se você adoece, todos à sua volta adoecem. Se o ambiente está doente, parte da doença está em você.

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 4


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: SPAÇO NATUREZA & TERAPIAS   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa