Menu

O Que Fazemos No Momento Presente?

Atualizado dia 4/27/2012 8:43:16 AM em Psicologia
por SPAÇO NATUREZA & TERAPIAS


Facebook   E-mail   Whatsapp

 O QUE FAZEMOS NO MOMENTO PRESENTE?
Por Silvio Farranha Filho, psicanalista

O que você está fazendo neste exato momento? Você está lendo este artigo. Como você está lendo, devagar, apressadamente? Que emoção o envolve, prazer, desconforto? Está aberto ao que lê ou utiliza algum filtro (valores, conceitos, intolerâncias, etc)?

A maioria das pessoas afirma que no momento em que se está fazendo algo, totalmente compenetrado nele, sente-se somente prazer, sem sono, nada de cansaço, de fome, pressa, não percebe o tempo passar, vive-se plenamente aquilo. Portanto, isto é estar totalmente no momento presente.

Mas, nem sempre é assim, não é?

Temos muita dificuldade em estarmos totalmente no momento presente. No momento em que fazemos alguma coisa, podemos estar no passado, nas recordações, no futuro, no impossível, podemos estar com nossas raivas e mágoas, julgando ou criticando. E o que está presente, de fato, verdadeiramente, naquele momento está sendo percebido por nós?

Numa caminhada, por exemplo, no momento aqui e agora, nossa mente ou nossa emoção podem estar desconectadas de nós, e a cada passo dado não percebemos o ritmo natural dos nossos passos, onde os nossos pés estão. Não sentimos a presença da Natureza à nossa volta, não nos damos conta da presença do sol, dos insetos, dos sons, dos odores. Os nossos cinco sentidos estão anestesiados. Estamos no momento da caminhada, mas estamos em outro lugar, menos naquele momento, ali, naquele lugar. E sendo assim, as soluções que buscamos passam ao largo, pois se vamos fazer uma caminhada para encontrar respostas, elas estão presentes no cenário da caminhada e não serão detectadas.

Difícil, não?

A questão a ser equacionada é o que fazemos no momento presente e como estamos fazendo!

Muitos afirmam que quando a pessoa não está no momento presente e com os seus pensamentos e sentimentos voltados ao futuro, a pessoa está na ansiedade. Sofre de ansiedade. Se os mesmos estiverem no passado, ela está sofrendo de depressão. Então, ansiedade e depressão podem ser conseqüências do ato de fugir do momento presente, de não se posicionar no aqui e agora, pois quando se está realmente no momento presente, está-se no prazer, porque no presente não há medo ou dor.

Por que temos muita dificuldade de estar ou permanecer no momento presente?

Dentre muitas, a principal é a que estamos sentindo dor, seja física, seja emocional, seja espiritual, tais como dor muscular, uma tristeza, um sentimento de culpa, um desejo, medo, desconforto, raiva, solidão, etc., tudo isso causa dor. O cérebro foge da dor e busca o prazer, assim, estar ou permanecer no momento presente é sentir dor, então o nosso cérebro foge para o passado ou se refugia no futuro.

A maior conseqüência deste movimento do nosso cérebro é a perda do poder de escolher. As nossas escolhas e conseqüente tomada de decisão ocorrem justamente no momento presente, no aqui, no agora. Por incrível que possa parecer, o momento presente é o único em que não sentimos dor. Por que vou me permitir vivenciar esta recordação agradável ou amarga neste exato momento, se agora estou ocupado com outra coisa? Por que me permito gastar minha emoção numa coisa que ainda irá acontecer, se o tempo dela ainda não chegou? Tudo é permissão, sofrimento ou felicidade, são permissões internas.

Se me permito lidar com uma lembrança na hora em que faço outra coisa, então, o melhor aproveitamento é rever as lições que a lembrança está trazendo. Se agora eu me autorizo a pensar em algo do futuro, o melhor a fazer é deixar tudo ao seu tempo e entregar ao Universo. Caso contrário, se estamos fora do momento presente, como os fatos sincrônicos positivos se expressarão em nossas vidas?

Agora estou sentindo dor. Tomo a decisão de não fugir dela. Somente agora posso fazer alguma coisa, tomar remédio, ou descansar, ou meditar. Agora eu posso mudar minha realidade, essa realidade. Agora eu escolho o que fazer. Não fazer nada, também é uma escolha. Todo o meu poder está no agora. Se fugir ao futuro ou ao passado, a mente tentará buscar de forma frenética um paliativo para a dor. Eu vou sofrer duas vezes, sofrer porque o futuro não está acontecendo ou já aconteceu e sofrer porque a dor está aqui e agora.

Uma hora tem sessenta minutos, ficar atentos, conscientes em todo este tempo é realmente muito difícil. Mas se experimentarmos gastar um tempo ficando no momento presente e como resultado obtivermos prazer, aí, sim, entraremos no Orai e Vigiai conforme mencionou Jesus, pois a repetição leva à perfeição.
O momento presente nos deixa emocionalmente organizados. É o melhor remédio contra a ansiedade. Liberta-nos do passado, das recordações. O momento presente é liberdade. O prazer do momento presente é a compensação emocional que nos motivará a buscar sempre estar no presente, no aqui, no agora, cada vez mais, de forma total e perceptiva.

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstar Avaliação: 4 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: SPAÇO NATUREZA & TERAPIAS   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa