auravide auravide

O que fazer ao se sentir dominado pelo ciúme?


Facebook   E-mail   Whatsapp

Pensamentos e sentimentos cuja raiz é o ciúme levam seis tipos de comportamentos e reações:
- Interrogar;
- Procurar indícios de traição;
- Tentar controlar alguém;
- Punições;
- Preocupações obsessivas com uma possível traição;
- Temor de que seu maior medo se concretize.

Esses comportamentos muitas vezes acabam por atrapalhar seu relacionamento, isso quando não leva para um fim definitivo. Por isso, é importante identificar estes pensamentos e sentimentos e analisar se a raiz deles é de fato verdadeira ou se isso se deve a uma insegurança que irá desembocar numa tremenda autossabotagem.

O importante é entendermos que pensamentos e sentimentos de ciúme nem sempre precisam nos levar a um comportamento, você pode apenas aprender a observá-los de longe e manejá-los! Sempre podemos escolher o que fazer com o que passa em nossa cabeça, apesar de não serem escolhas fáceis de serem colocadas em pratica.

Quando perceber que o ciúme tem uma real justificativa, esta é a hora de resolver os problemas com seu parceiro através de uma boa conversa onde sejam estabelecidos algumas regras para o bom relacionamento.

Algumas vezes este sentimento acaba por nortear a relação, indicar o que ela mais precisa no momento, como por exemplo, comprometimento, honestidade, transparência....

Seus sentimentos de ciúme não necessariamente indicam que algo terrível está para acontecer, eles podem apenas ser um auxílio para encarar a realidade de como sua cabeça funciona diante de cada cenário.

As emoções nem sempre são uma previsão do que pode acontecer, e sim um espelho do que está acontecendo internamente. E elas podem até ser muito útil, ajudando a descobrir áreas em seu relacionamento que precisam de atenção.

Mas sem dúvida o melhor caminho para lhe auxiliar a compreender melhor a si próprio é o caminho do autoconhecimento, que melhora seu bem-estar, suas relações, sua vida em geral. Para assessorá-la neste processo, uma das ferramentas é a psicoterapia.
Texto Revisado



 

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 80


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Flávia Fuzeti Fagali   
Psicologa Junguiana/ Psicossomática. Atende na Avenida Brigadeiro Faria Lima, próximo ao metrô, e nas regiões da Paulista, Vila Mariana e Metrô Sumaré. Telefone para contato e WhatsApp (11) 98278 8785
E-mail: flaviafagali@gmail.com | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.

Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2021 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa