Menu

O que importa é o agora!

Atualizado dia 2/27/2015 12:26:18 PM em Psicologia
por Cintia Pereira Jeronimo


Facebook   E-mail   Whatsapp

Percebo em meus atendimentos, que um dos principais motivos de tristeza e angústia dos indivíduos é justamente a frustração, o não aceitar algo que aconteceu em sua vida que esteve em desacordo com sua expectativa.

Ora! Seria possível ter todos os nossos desejos realizados e tudo à nossa volta caminhando conforme nossos ideais?

Não me lembro de nenhuma situação onde pude verificar tal proeza, penso ser essa uma realidade e que os obstáculos e dificuldades podem ser enriquecedores para nossa existência.

Penso também que a vida é o AGORA e o que podemos fazer dela AGORA. O que passou ficou para trás, porém, não precisamos descartar essa passagem, ela tem imensa serventia para nos orientar a partir de tais experiências, mas não pode nos servir de guia para nosso momento atual e nem para o desenho de nosso futuro.

Nossas emoções são reais e devem, sim, ser vivenciadas, contempladas, compreendidas e transformadas a partir de uma autorreflexão e este movimento se dá, de acordo com uma das teorias junguianas, a partir do voltar-se a SI MESMO, um olhar mais atencioso para nossa alma, nossos valores, nossas preferências, enfim, para nossa essência.

Este caminho, na maioria das vezes, é muito difícil de ser trilhado, mas cada um irá encontrar a sua forma de percorrê-lo sozinho ou com a ajuda de um profissional. Gosto muito do trecho de um livro escrito por uma analista junguiana e contadora de histórias que versa os seguintes dizeres: “Como se pode invocar a alma? Há muitas formas: pela meditação, pelos ritmos da corrida, do toque do tambor, do canto, do ato de escrever, da pintura, da composição musical, de visões de grande beleza, da oração, da contemplação, dos ritos e rituais, de ficar parada e até mesmo de ideias e disposições de ânimo arrebatadoras”.

Ou seja, de acordo com este pensamento, sempre há um lugar e uma forma de encontrarmos a nós mesmos e a partir daí compreendermos o porquê das decepções e, melhor ainda, encontrarmos o caminho que nos leva para frente, do AGORA para um futuro bem mais leve e feliz.

Bibliografia:

Estés, Clarissa Pinkola. Mulheres que correm com os Lobos. 1ª ed. Rio de janeiro: Rocco, 2014

Texto Revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Cintia Pereira Jeronimo   
Psicoterapeuta Junguiana com especialização em Arteterapia, Florais de Bach, Aromaterapia e Terapias Corporais - CRT 49013
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa