Menu

O que são crenças?

Atualizado dia 26/03/2023 18:14:03 em Psicologia
por Andrea Pavlo


Facebook   E-mail   Whatsapp

Pense em você bebê, no dia em que você nasceu. Lembra de alguma coisa? Possivelmente não. Isso por que as funções cognitivas do seu pequeno cérebro ainda não estavam formadas e você só conseguia sentir e não pensar. Você sentia uma sensação ruim no estômago e chorava. Sua mãe lhe deu leite e você se sentiu melhor. Assim, nós vamos aprendendo, nos condicionando. Quando tenho aquela sensação ruim eu choro e tomo um leite que me deixa melhor. Legal.

O bebê não tem ideia de que isso é a fome. Ele só sente duas coisas: prazer ou dor. A fome dói, mas o colinho da mamãe dá prazer. Com o tempo e com a nossa evolução, vamos aprendendo o que é o que. Fome é a ausência de alimento, então, quando eu como um biscoito eu melhoro.  Logo, biscoitos são coisas que tiram a dor da fome. Assim vamos aprendendo e aprendendo tudo o que é bom e tudo que não é.

Dividimos as crenças em duas categorias: crenças construtivas ou limitantes. As primeiras, construtivas, são aquelas que constroem a nossa vida e os nossos sonhos. Aquelas crenças na nossa força e na nossa capacidade. Geralmente, ela vem de elogios ou experiências boas que tivemos nas nossas vidas.

Por outro lado, as preocupantes crenças limitantes não fazem isso. Elas nos limitam, como o próprio nome diz. Elas nos seguram na vida. Fazem nos sentirmos pouco, pequenos, descompensados. São as crenças geradas por experiências negativas e quanto mais disfuncional foi o seu lar na infância, mais elas morarão na sua cabeça.

Para descobrir quais são as suas crenças sobre um determinado assunto, apenas pergunte isso pra si mesmo. Pegue um pedaço de papel e pense num assunto, por exemplo dinheiro. Comece a deixar que seu inconsciente lhe mande frases sobre dinheiro e veja o que estará escrito lá. Pode ser que você encontre muitas e isso possa explicar algumas coisas importantes. Depois, reescreva essas crenças e comece a falar delas de maneira mais positiva. As afirmações positivas nos ajudam a reescrever nossas crenças internamente e nos fazem mudar alguns sistemas prontos internos.

Se quiser saber mais sobre as crenças acesse meu Instagram @euandreapavlo e o meu podcast Pode Deusa (link na bio do Insta).
Texto Revisado



 

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 13


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Andrea Pavlo   
Psicoterapeuta, taróloga e numeróloga, comecei minhas explorações sobre espiritualidade e autoconhecimento aos 11 anos. Estudei psicologia, publicidade, artes, coaching e várias outras áreas que passam pelo desenvolvimento humano, usando várias técnicas para ajudar as mulheres a se amarem e alcançarem uma vida de deusa.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa