Menu

O que você vai ser quando crescer?

Atualizado dia 7/21/2013 8:56:28 PM em Psicologia
por FABIANE SOARES MARTELLO


Facebook   E-mail   Whatsapp

Um dia desses eu e meu filho (Matheus 13 anos) estávamos conversando sobre o que ele esperava para seu futuro quando de repente ele me perguntou -"Mãe o que tu vai ser quando crescer?" e eu brincando respondi "Gente grande". Nós rimos e acabamos o assunto por ali, mas a pergunta dele ficou ecoando em minha mente.
Já reparou que quando conversamos com uma criança ou com um jovem sempre fazemos a pergunta "O que você vai ser quando crescer?" e nunca nos contentaríamos com uma resposta como a que dei de brincadeira ao meu filho? Perguntamos as nossas crianças o que elas vão ser ou o que irão fazer. Será que estamos fazendo as perguntas corretas? O que esse tipo de pergunta faz com que eles pensem sobre o futuro?

Cheguei à triste conclusão de que estamos errados e que gerações anteriores também estavam erradas ao fazer este questionamento, pois com essa pergunta contribuímos para gerar um possível adulto frustrado profissionalmente e com isso um mal profissional. Como assim? Simples, aquela menina que respondeu que seria modelo de capa de revista cresce sem as devidas condições ou atributo para realizar o sonho de ser modelo acaba se tornando profissional em alguma área que ela nem gosta, mas é rentável e isso é o que importa. Resultado: uma mulher com valores materiais, que faz seu trabalho apenas por dinheiro e sem prazer não o executa tão bem quanto poderia e se frustra por não ter almejado algo mais "realista" pro seu futuro.

Precisamos mudar a pergunta para mudarmos os valores das pessoas. Por isso, resolvi que a partir de já minha pergunta passará a ser "Que tipo de pessoa você vai ser quando crescer?" Assim, acredito que plantarei desejos de serem boas pessoas, de serem alegres, leves, mais amigas, mais humanas, mais gentis, acolhedoras, enfim de ser melhor como pessoa. E essa pergunta pode ser seguida de outra, "Quem você vai ser quando crescer?" para que essa criança tenha orgulho em ser ela mesma, por ser Fulano de Tal uma pessoa do bem, um ser único pelo simples fato de existir. Acredito que assim ajudaremos a criar pessoas de bom caráter e boa índole e então essas pessoas poderão escolher profissões que lhes serão prazerosas e com isso farão seu papel bem e de boa vontade. Realmente, creio que este seja o caminho para que não haja mais políticos corruptos, advogados inescrupulosos, policiais subornáveis, professores desqualificados, médicos mercenários, maus profissionais de todo gênero criminosos de toda espécie.

Temos o dever de criar nossas crianças sabendo o valor moral das pessoas e das coisas e não qual o valor material de cada uma.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstar Avaliação: 4 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: FABIANE SOARES MARTELLO   
Terapeuta Holística: Florais de Bach, Aromaterapia, Cristaloterapia, Shantala, Reflexologia e Numerologia básica. Revendedora autorizada Harmonie aromaterapia.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa