Menu

O silêncio do macho

Atualizado dia 12/19/2013 4:04:44 PM em Psicologia
por Arnaldo Costa


Facebook   E-mail   Whatsapp

O silêncio do macho (*)

Nós homens temos que reconhecer. Estamos silenciosos!

Uns acomodados, observando as mulheres serem também protagonistas e os gays num importante movimento de liberação.

Outros inseguros, perguntando-se o que as mulheres esperam deles e receosos de adotarem posições firmes em seus relacionamentos.

Uns curtindo os prazeres da vida e se deliciando com as mulheres “fáceis” que “ficam” e transam sem compromisso. Pior, esperando que lá na frente da vida, uma mulher ideal apareça no meio dessa torre de babel.

Outros vivendo relacionamentos viciados sem amor e mendigando fora de casa lampejos de paixão e sexo. Ou atrás compulsivamente de sucesso profissional vivendo como workaholic.

Uns se achando resolvidos em suas posturas tradicionais masculinas mas sem se aperceberem de suas vidas superficiais e vazias.

Outros -- poucos, mas cujo número cada vez aumenta mais -- trilhando variados caminhos do autoconhecimento para avançar em suas curas psíquicas e se conectar espiritualmente. Querem viver com plenitude e amadurecer, finalmente!

Mas, em sua grande maioria e independentemente da idade, os homens continuam com pouquíssimo acesso às próprias emoções e atuando como num teatro para disfarçar o seu arsenal de medos milenares, alguns percebidos e a maioria escondida no plano inconsciente.

Walter Riso, escritor e psicólogo italiano radicado na Colômbia, registrou o seguinte em seu livro "O que toda mulher deve saber sobre os homens": “Embora as fragilidades psicológicas masculinas possam encher vários tomos de uma enciclopédia, aqui só apontarei três medos básicos, geralmente encobertos pelo ego, comuns a quase todas as culturas, altamente daninhos e mortificantes para aqueles homens que ainda insistem em ser duros, intrépidos e ousados. São eles : o medo do fracasso, o medo de estar afetivamente sozinho e o medo de sentir medo”.

Muito já se falou e escreveu a respeito do trato superficial que o homem dá às suas emoções, bem como sobre as suas fragilidades inconscientes. Reconhecer esses medos citados por Walter Riso já é um progresso importante.

O que quero destacar aqui, porém, é a imperiosa necessidade de os homens fazerem um mergulho interior – seja por um trabalho sistematizado de terapia e autoconhecimento, seja pela meditação ou mesmo pela aprendizagem forçada ao sobreviverem a abismos psicológicos trazidos por traumas de doença ou morte -- para entenderem as suas fragilidades, as transformarem e reforçarem os atributos masculinos que receberam do Universo, como força, coragem, objetividade e segurança, todos princípios ativos.

Claro, sem atitudes machistas nem o inviável – praticamente impossível -- resgate do passado de dominação sobre as mulheres.

Como novos homens em construção, que acessam de forma saudável mas sem afetação também o seu lado feminino da amorosidade, da intuição e da receptividade.

Dessa forma, não ficaremos mais silenciosos como estamos!

Nos posicionaremos com as mulheres fazendo-as ver também os excessos que andam cometendo, assumindo papéis muitas vezes masculinizados, incorporando posturas agressivas e despejando sobre nós homens uma raiva incontida pela milenar submissão a que foram submetidas.

Em algum momento, estaremos aptos a construir com as mulheres relacionamentos equilibrados e verdadeiros. Ou mesmo ficando sós, mas inteiros.

Em sentido mais amplo, integrando as forças masculinas e femininas, independentemente dos gêneros socialmente assumidos.

As mulheres, por sua vez, precisam também saber o que querem de nós. Essa questão específica, relativa ao que as mulheres procuram nos homens, vou tentar desenvolver num próximo Post, sem a menor pretensão de abarcar esse assunto tão árido (apenas uma opinião de um homem, nascido em “Marte”...).

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 8


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Arnaldo Costa   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa