Menu

O tamanho do sofrimento e da dor

Atualizado dia 7/3/2015 7:28:48 AM em Psicologia
por Camilo de Lelis Mendonça Mota


Facebook   E-mail   Whatsapp

Certa vez eu vi um passarinho morrer. Ele quedou quieto, fechou os olhos devagar e não cantou mais. Um suspiro inaudível para mim deve ter se desprendido dele. A dor já o consumira e não havia mais por que lutar. Quando minha avó materna morreu, minha mãe me confidenciou que ela havia morrido como um passarinho. Esse foi, de certa forma, o meu consolo. Imaginar que o corpo se extingue, devagar, em busca de um silêncio antigo, enquanto o espírito se eleva para outra distância. Uma distância de mim, mas uma distância aparente.
Todo espírito que aqui viveu continua sua permanência na minha memória como uma parte de mim. Eu e minha vó somos um. Quando ela partiu deste mundo, deixou-me a certeza da transcendência, um diálogo interior que mantenho com todos aqueles que já não estão diante dos meus olhos, mas continuam, de alguma forma, como um holograma nos meus sentimentos.

Ao invés de tristeza ou um luto eterno, como dizem, percebo um sentido de alegria por saber que cada um cumpre a sua missão. Quando vemos uma pessoa sofrer por uma doença grave, terminal ou não, sofremos junto e não é possível medir o tamanho dessas dores. Cada um tem a sua e ela dura o instante da espera.
No entanto, no desenlace da carne, cabe a nós, que ficamos, almejar o desprendimento do Ego e perceber que também um dia iremos transcender a matéria. A gente sofre pela perda inicial, mas compreende em seguida que aquele ser que ali estava já está fazendo parte de nós também. Portanto, não existe perda. Nossos olhos materialistas insistem em querer apreender o visível, quando, na verdade, o essencial é invisível aos olhos, como dizia o Pequeno Príncipe.

Não é possível medir o tamanho do sofrimento ou da dor. Mas é importante que aprendamos a ter a capacidade de agradecer pela vida que compartilhamos e que muitos compartilharam conosco desde o instante em que nascemos para este mundo.

Texto Revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 7


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Camilo de Lelis Mendonça Mota   
Terapeuta Holístico, CRT 42617, Psicanalista, Mestre de Reiki, Karuna Reiki, Terapeuta Floral. Atendimento terapêutico em Araruama-RJ, São Pedro da Aldeia-RJ e Saquarema-RJ com hora marcada Tel. (22) 99770-7322. Visite também o site www.camilomota.com.br
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa