O trabalho da Coach Educacional com um menino de 10 anos durante uma semana (Parte B).

O trabalho da Coach Educacional com um menino de 10 anos durante uma semana (Parte B).
Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Marcia akahoshi

Assunto Psicologia
Atualizado em 7/7/2012 7:35:43 PM


C.) O método
1º.) SISTEMA DECIMAL E TABUADA
Utilizei a história do anãozinho PLIMM que tinha um monte de pedras e a cada vez que retirava da mina ou vendia contava tudo novamente. Então criamos as gavetinhas das unidades, dezenas e centenas o que foi muito didático.
Na gavetinha das unidades só cabiam 9 pedras e quando completavam 10 , elas eram colocadas em um saco e ia para a gaveta das dezenas. Quando completavam 10 sacos com 10 pedras, o saco com 10 sacos com 10 pedras ia para a gaveta das centenas. A mesma coisa com o milhar.
Ensinamos a essência do sistema decimal e depois das quatro operações: adição, subtração, multiplicação e divisão.
Na prática as pedras foram substituídas por pecinhas de LEGO.
Na tabuada ensinamos dois métodos, o primeiro para a tabuada do 9 e o outro para as tabuadas acima de 5.
Na regra dos nove coloca-se os 10 dedos com a palma virada para nós. Conta-se até o número que você está multiplicando e abaixa-se o dedo. A quantidade de dedos da esquerda são as dezenas e a da direita são as unidades.
Por exemplo, 9 X 4 conta-se até o 4 e abaixa-se o dedo . Do lado esquerdo temos 3 dedos, portanto é 30 e do lado direito temos 6 dedos que somam tudo 36.
A regra para as tabuadas acima de cinco se faz em 3 etapas, exemplo: 8 x 9
1.Viram-se as palmas das duas mãos para você e abaixam-se os dedos conforme forem as quantidades que passarem de 5. Para 8x9, temos na mão esquerda 3 dedos abaixados e 2 levantados. Na mão direita temos 4 dedos abaixados e 1 levantado.
2. Somam-se os dedos abaixados que representam as dezenas. No exemplo temos 3+4=7 = 70.
3. Multiplicam-se os dedos levantados da esquerda pelo da direita. No exemplo temos 2x1=2 e somando-se com 70 temos 8x9=72.
Na prática todos os dias de manhã e à tarde, tomávamos todas as tabuadas e anotávamos a que ele acertava ou errava.
Na quinta feira de manhã errou 3 contas e à tarde não errou nenhuma.
Hoje ele sente prazer na tabuada porque aprendeu. Quando não conseguimos aprender, mas temos que freqüentar as aulas de matemática que utilizam a tabuada, estudar fica muito entediante.

2º.) LETRA CURSIVA.
As dificuldades em escrever este tipo de letra estão em 5 itens:
1. A altura do t, b, l, d, h, k, para cima e z, p, g, j, q, para baixo não estão sendo consideradas e ficam na mesma altura dos a e , i, o, u, c, m, n, r, s, v, x.
2. Ele tem muita dificuldade em escrever redondo os a, c, m, n, 8.
3. A cada acentuação ele para e depois volta no ponto diferente de onde parou.
4. Tem dificuldade em colocar vírgulas, ponto final, acentos, etc.
5. Ele tem dificuldade em fazer o “a” fechado e o risco do “o” para cima.
6. A postura de relaxamento do corpo físico na hora da escrita dificulta muito.

3º.) INTERPRETAÇÃO DE TEXTO.
Estudar pode se transformar de uma coisa chata para gostosa quando fizemos a interpretação do texto teatralizando a narração. Ele adora teatro!

4º.) ENTENDER A VIDA.
Com o objetivo de entender a forma como vivemos hoje, nossos costumes em nos alimentarmos, respirarmos, vestirmos, morarmos, estudarmos e trabalharmos, assistimos 2 documentários do Discovery Channel: Evolução humana e Domando feras.
Eles contam como viviam os homens a 2 milhões de anos atrás como Homo Ergaster e a 13 mil anos na região da Beríngia. Estudamos com muito ênfase como os homens evoluíam nos aspectos mentais, emocionais, físicos e emocionais. Percebemos que o homem hoje utiliza muito o corpo mental e a falta da convivência com a natureza o afastou muito do espiritual.
Na história do Zory ele comia uma frutinha chamada Beladona para conseguir um efeito alucinógero e entrar em contato com os espíritos para saber qual animal que ele precisava caçar. O objetivo era ajudar o espírito do amigo morto a ir para o próximo mundo.
Entender aspectos da evolução da tecnologia para caçar, pescar e morar, também foram estudados.
Estudamos os caminhos do desenvolvimento das tecnologias da pré história até chegarmos aos dias de hoje.

5º.) APRENDEU O HÁBITO DA LEITURA - PRAZER EM VIVER A VIDA.
Dizemos que o xamã tem a nobre função de resgatar almas. Nas civilizações antigas ele liderava os grupos sociais. Quando uma criança sente tédio na vida, é muito difícil de gerar vontade para que possa ter interesse em colaborar no processo de aprender.
O aprendizado atual é desestimulante e sem graça. As apostilas tem assuntos que não conseguem despertar o interesse por estudar. Assimilar conceitos sentado em uma carteira da escola é muito chato,
Conseguimos criar tédio na vida das crianças quando elas não fazem coisas gostosas e também não sentem que são importantes para os pais.
Elas precisam de atenção e de comida gostosa feita com carinho no aconchego do lar.
Trabalhamos a leitura do livro “Teia de Charlotte” e conseguimos mudar o conceito de leitura “chata” para “gostosa”. Desta forma criamos o hábito de ler saudável e prazeroso.

D.) Os resultados
O que foi aprendido que pode ser feito para o estudo ser agradável e gostoso?
1. Adquiriu o hábito da leitura com prazer.
2. Aprendeu a essência da matemática através do sistema decimal e a tabuada.
3. Descobriu que pode memorizar melhor os conceitos teatralizando do que decorando.
4. Melhorou bem a fagulha interna da “vontade” em descobrir mais coisas “gostosas” de fazer na vida.
5. Melhorou a escrita com a letra cursiva.
6. Sentiu muito prazer nas comidas que ajudou a preparar: caneloni 4 queijos, risoto de legumes, bolo floresta negra com sorvete de chocolate, feijoada com farofa e couve, croissant, carne com maionese, yakisoba e beijo de mulata, macarrão com frango.
7. É muito importante que a mãe continue a tomar a tabuada até fixar com fluidez, cobrar a leitura do livro com mais de 5 folhas por dia, o ideal é que sua vontade e interesse aumentem e ele possa ir lendo cada dia mais folhas. Praticar junto a letra cursiva atentando aos aspectos citados.
8. Trabalhando a música conseguimos evoluir no equilíbrio emocional do menino.

Continua - Parte B
Meu blog: marciaakahoshi.blogspot.com
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido pelo Autor Marcia akahoshi   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.



Siga-nos:
Youtube     Instagram     Facebook     Twitter     tiktok


Energias para hoje





publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

Siga-nos:
Youtube     Instagram     Facebook     Twitter     tiktok

 



Obrigado

© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa
  Menu
Somos Todos UM - Home