auravide auravide

OFICINA BRINCAR DE MEDITAR

por Elena Mara de Oliveira Ramos

Publicado dia 25/7/2008 em Psicologia

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp


Meu trabalho nasceu da necessidade do encontro real e genuíno no cotidiano da vida. Durante mais de 30 anos atuei como educadora em turmas de alfabetização, desenvolvendo com meus alunos uma prática vinculada a jogos cooperativos, brincadeiras e meditações criativas dirigidas como forma de trazer para a sala de aula uma reflexão sobre a ética da convivência e o aprender a pensar a partir do coração, isto é, da vivência emocional.

No trabalho de educadora o encontro era inevitável: facilitar o crescimento dos meus alunos era o meu dia-a-dia.

Quanto mais suporte e estrutura eu pudesse disponibilizar, mais a auto-estima cresceria e com ela a aprendizagem e a dissolução de bloqueios e inibições. Quanto mais fácil fosse o encontro com os pais, mais juntos e participantes estaríamos e consequentemente a confiança começaria a florescer. Quanto mais o espaço ao redor pudesse se abrir para o encontro, mais eu e meus colegas poderíamos compartilhar, criar e arriscar. Quanto mais conscientes somos de nossos limites e potenciais mais a visão se amplia e o verdadeiro encontro acontece, trazendo LUZ e APRENDIZADO.

No ano de 2008, me aposentei do colégio mas não aposentei minha curiosidade de aprender. Não aposentei meu desejo de encontrar o outro e, no encontro, crescer.

Atravesso agora o percurso do meu caminho criando a Oficina Brincar de Meditar que leva para as escolas e para os grupos de apoio terapêutico a possibilidade de aprender brincando, de vivenciar uma "Pedagogia do Coração" voltada para o autoconhecimento, a ética e a reflexão de nossas ações e sentimentos. Uma prática de resgate do lúdico, da pausa e do encontro no dia-a-dia voltado para a paz.

Texto revisado por Cris

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp
  estamos online

Gostou deste Artigo?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 41

foto-autor
Sobre o Autor: Elena Mara de Oliveira Ramos   
OFICINA BRINCAR DE MEDITAR, uma prática educativa e terapêutica voltada para a PAZ. O capital intelectual dos artigos são de posse de Elena Mara de Oliveira Ramos. Não sendo permitida a reprodução parcial ou total sem autorização prévia da autora.
E-mail: [email protected]
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Veja também
artigo Treinando a não-mente
artigo Horário
artigo Ativação dos sentidos interiores
artigo Amigos extrafísicos

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


auravide

 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa