Menu

Oficinas como caminho de Desenvolvimento Humano

Atualizado dia 3/21/2014 10:21:24 AM em Psicologia
por Patricia Vignoli


Facebook   E-mail   Whatsapp

Terapias artísticas e Arteterapia são técnicas de Desenvolvimento Humano que buscam suas questões e bloqueios no inconsciente e no subconsciente para trazer a compreensão no nivel consciente.
É um trabalho mental que nos conduz a outros planos de entendimento através das escolhas e dos limites que nós damos.
Nas Oficinas, trabalhamos a memória que vem à tona através de uma história, um desenho ou uma escultura.
E são nesses encontros que conseguimos compartilhar aquilo que estava submerso, escondido no porão. Porque na atividade criativa não temos o controle mental o tempo todo e deixamos fluir aquilo que precisa ser reconhecido, desvendado para se tornar cura do saber. Eu tenho poder sobre mim quando reconheço meus sabotadores e aprendo a lidar com eles.

Quantas moças passaram pelos círculos de Oficina e relembraram seus talentos e voltaram a praticar.
Uma companheira de roda (chamo-as assim), tinha arquivado a vontade de se relacionar, namorar. Hoje tem força para caminhar com o seu gracejo feminino, namora, está bem e sem projetar no relacionamento o seu único meio de felicidade. Hoje conhece e vive o companheirismo.
Outra querida sempre muito dividida no casamento, filhos, casa e "obrigações do lar", hoje consegue dizer o que pensa e dividir os horários para cuidar de si.

O círculo sempre tem este poder de trazer o pertencimento e a força do grupo e é ele quem nutre as participantes de energia para seguir adiante.

Vivemos sempre muito desconectados e sempre obrigados a cumprir agenda, protocolos que nos fazem distantes de uma vida natural. Um processo mais humano pode nos trazer de volta à essência no sentido mais puro - de perceber o outro, de projetar um mundo melhor, criando ações conjuntas no seu habitat para um convívio mais amistoso.

Educação hoje, para nós adultos, seria o caminho inverso. É necessário desprogramar todas as imposições que recebemos nas últimas décadas, reconhecer o convívio inevitável entre todos os seres e fazer dessa imensa Mandala chamada Mundo, um lugar muito bom de se viver.

As artes despertam nossos sentidos e reconhecendo-os podemos escolher melhor o nosso caminho. Ser mais inteiros e presentes na vida.

"Os sentidos são as grandes janelas pelas quais entramos em contato com o mundo externo e interno, experimentando sensações; e é pela conscientização das sensações que temos percepções do mundo". Gudrun Burkhard


Você pode entrar em contato com as OFICINAS CRIATIVAS e nossa programação atráves da página no FACEBOOK.

https://www.facebook.com/criativasehumanas

Bjos e até breve!

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Patricia Vignoli   
Trabalha com desenvolvimento pessoal holístico e oferece diversas formações como terapeuta floral, cristalogia e arteterapia. Autodidata da psicologia junguiana, participou de grupos de estudos e a partir de então uniu seus conhecimentos e desenvolveu seu próprio método focada nos conceitos, estudos e processos dos arquétipos
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa