Menu

Os anões nos contos de fadas

Atualizado dia 9/10/2014 2:55:40 PM em Psicologia
por Hellen Mourão


Facebook   E-mail   Whatsapp

Os anões são figuras comuns nos contos de fadas. Geralmente os vemos em contos com personagens principais femininas, como A Branca de Neve, Rumpelstilsequim ou Nevebranca e Rosavermelha.
São pequenos e barbudos e usam chapéu com pontas.
Os anões se confundem com os gnomos e duendes. São brincalhões e bastante prestativos, mas vez ou outra podem ser retratados como um ser que atrapalha.
São ótimos mineradores e metalúrgicos. Trabalham nas cavernas onde extraem pedras e metais preciosos e também podem confeccionar objetos mágicos com eles.
Em termos psicológicos, eles podem ser considerados como uma instância psíquica que retira o que há de precioso no inconsciente (caverna) e traz a superfície dando forma e uso a esses tesouros. Mas como são pequenos, podem ser facilmente esquecidos e ignorados.
O fato de aparecerem com mais freqüência em contos “femininos” denota que essas figuras podem representar uma forma particular do animus da mulher. Mas o anão, apesar de ser prestativo e por vezes auxiliar a heroína ainda é indiferenciado, é um tanto primitivo.
Entretanto tanto para homens e mulheres, os anões representam impulsos inconscientes criativos, uma vez que são hábeis artesãos.

Von Franz (2010) os define como a primeira intuição vinda do inconsciente, mas que pode voltar a se esconder no seio da terra (caverna).
Esses impulsos de caráter lúdico e criativo. É a boa ideia que pode passar despercebida, por ser “pequena”. Eles representam aquele impulso para fazer ou dizer algo, que se for seguido, pode nos poupar de alguns esforços e algumas dores de cabeças.
É uma intuição provinda da terra, orgânica, feminina, irracional. às vezes surgem sem explicação e conexão aparente.
Eles diferem dos gigantes que representam complexos emocionais avassaladores, pois são mais discretos e fugidios. Para quem não está acostumado a seguir uma ideia, isso exigirá muito treino.
Esses impulsos criativos e ideias são mais comuns em mulheres, uma vez que elas possuem mais familiaridade com o irracional e os homens tendem a seguir mais sua razão, entretanto, eles também podem acessá-los, como podemos observar em homens intuitivos.
Quando não acatamos essa voz interior dos anões e a reprimimos eles podem ficar aborrecidos e se tornar negativos como podemos ver em alguns contos.
Sobre o chapéu pontudo, Von Franz (2011), diz que são símbolos de conteúdos inconscientes que não precisam ser escavados, ou seja, não é necessário se fazer força para que eles irrompam na consciência, não é necessário se esforçar para ser criativo. Basta acatar essa voz com humildade.

Von Franz (2011), diz que 85% dos anões são positivos. Mas existem aqueles que não são destrutivos, contudo, adoram pregar uma peça. Esses se assemelham aos gnomos e duendes, seres da terra conhecidos por suas diabruras. Quando um anão em um conto ou em sonho aparece dessa forma, isso representa que os impulsos criativos ainda se encontram infantilizados e sem uma função útil. Vemos isso em pessoas criativas, mas que não dão uma forma útil a essa criatividade toda e vivem fazendo piadas e gracejos, por vezes em momentos inoportunos.
Mas como podemos lidar com esses seres? Como conseguir desmontar o ego em sua racionalidade e acessar essas pequenas vozes criativas?
Uma dica para isso: Brinque! Tente colocar em seu dia a dia uma atividade lúdica. Pessoas criativas gostam de brincar.

VON FRANZ, M. L. O feminino nos contos de fada. Vozes. São Paulo: 2010.
VON FRANZ, M. L. Mitos de Criação. 2 ed. Paulus. São Paulo:2011.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Hellen Mourão   
Psicanalista formada pela Sociedade Brasileira de Psicanálise Integrativa. Analista Junguiana formada pela Facis - Ibehe. Especialista em Mitologia e Contos de Fada.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa