Menu

Os bastidores da introversão

Atualizado dia 9/19/2010 3:33:32 PM em Psicologia
por Katia Santos Julio


Facebook   E-mail   Whatsapp

Se você é desses que quando está no meio de uma conversa passa apuro por não saber o que falar, não se preocupe, simplesmente aceite-se.

Eu já escrevi sobre o quanto a auto-aceitação me ajudou até para conseguir boas oportunidades profissionais. Aprendi a aceitar que muitas vezes eu não tinha o que dizer.

Passei por uma fase de complementação desse aprendizado, e vi que não é que não há o que dizer, é que o que eu tenho a dizer não é o que eu gostaria de ter. É como se fosse uma falta de aceitação dos próprios pensamentos e sentimentos e isso provoca o silêncio, o bloqueio.

Por trás do bloqueio existe uma culpa: “Por que eu tenho tais pensamentos e sentimentos?” Há também o medo de machucar os outros com os nossos dizeres. Existe uma vergonha do próprio SER. Uma não aceitação de quem realmente somos.

Já me aconteceu de eu ter uma opinião contrária a várias pessoas. Fui criticada, fiquei mal vista, mas isso foi um reflexo da não aceitação dos meus pensamentos e sentimentos.

Eu sentia vergonha por muitas vezes não ter tido uma experiência feliz em um determinado assunto e me calava.

Entenda que nem sempre você dirá algo agradável e nem sempre você terá momentos de alegria para compartilhar.

Se me perguntarem qual foi o filme que mais gostei até hoje, vou responder: O sexto sentido. Mas já fui criticada pelos meus irmãos por isso. É porque antes eu mesma sentia vergonha de gostar de um filme antigo em vista a tantos outros que foram lançados posteriormente e até melhores do ponto de vista de alguns. Mas é o meu gosto.

Que mal há em falar de um mesmo assunto várias vezes?

Se é o que você tem a dizer, então, fale.

E se eu não gostar das mesmas coisas que você gosta?

Quando eu estava na faculdade, ouvia muito minhas amigas falando que nos finais de semana estavam sempre ocupadas com seus afazeres domésticos como lavar, passar e cozinhar. E eu permanecia calada, não por não ter o que dizer, mas porque o que eu tinha para falar é que eu detesto lavar, passar e cozinhar. E o que posso fazer? Há coisas que eu não gosto e pronto.

Há coisas que eu não sinto, vejo, ou percebo, mas o que eu tenho dentro de mim é a minha verdade e nada mais.

Aceite-se.

Você só machucará o outro se estiver machucado por ser você.
Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 9


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Katia Santos Julio   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa