Menu

Ouvindo sua voz interior!

Atualizado dia 5/4/2014 12:04:06 PM em Psicologia
por Paulo Salvio Antolini


Facebook   E-mail   Whatsapp

Há momentos em nossas vidas que as coisas vão perdendo os significados. Nossas atitudes parecem que se tornam “vazias”, desprovidas do querer fazer. Conceitos e padrões de comportamento até então praticados já não nos dizem mais nada. Eis aí a sinalização interna de que é chegada a hora de uma mudança. É chegada a hora de nos escutarmos atentamente, pois estamos clamando por transformações.

Na busca da realização, se não houver o entusiasmo na jornada, algo está incompleto. Pode ser o medo da decepção que impede a pessoa de dar vazão à sua alegria pelo que está a buscar, pode ser o receio da crítica, principalmente de entes queridos, que não demonstram que irão apoiar estas iniciativas, pode ser muitos outros fatores, mas o mais importante é: “Acreditar que é chegada sua hora”.

Se as pessoas soubessem que nada nos garante a segurança, elas não temeriam tanto a insegurança causada pelo que é novo. Tudo que se vai iniciar gera uma expectativa de acerto e um temor de que não dê certo. Natural e normal no ser humano. Isso não deve se tornar empecilho para o fazer.

O que não pode ser considerado natural é o sufocar essa voz interior que nos clama a uma nova forma de agir. Para que não nos atrapalhemos com interpretações errôneas, quando se tem um insight, um “estalar” interior, o mesmo não vem acompanhado com todo um plano já traçado que nos mostra com antecedência tudo que devemos fazer. Existe um forte desejo de mudança e um grande vazio do que e onde, do como fazer. Este vazio é o responsável pelos que fogem de seus sonhos.

Este vazio é na realidade o espaço aberto para que cada um possa encontrar em si o que colocar nele. Portanto, ele não deve ser usado para nos impedir de caminhar, pois devemos saber que será nele que permitiremos possa ir surgindo nossa nova construção.
Aparecerão obstáculos a serem transpostos, superados, mas que apenas consolidarão ainda mais a convicção de se estar no caminho certo, mesmo sem o “mapa” que dite a rota a seguir. Todas as emoções são vividas, não há isenção de sentimentos. Há sim uma sensação de integração conosco mesmos e com o próprio universo. Esta sensação de integração gera uma sensação de harmonia e paz surpreendente. Mesmo vivendo emoções a cada passo, o bem-estar que é gerado torna-se indescritível.

Um exemplo simples que descreve esse processo de mudanças onde se sai do conhecido para o experimentar, é quando nos propomos a fazer um prato sem seguirmos as receitas conhecidas. Temperos e condimentos vão sendo acrescidos sem se saber bem qual o sabor dessas combinações, mas ao mesmo tempo uma convicção de que ficará muito saboroso. E fica.

Para que nossas vozes interiores possam ser ouvidas, precisamos nos desprender de alguns artifícios que adquirimos no decorrer de nossa existência. Precisamos jogar fora nossos sentimentos de culpa, principalmente o que geramos em nós mesmos por não correspondermos ao que os outros esperam de nós. Precisamos parar de querer agradar a tudo e a todos, pois só é possível a boa convivência quando há a aceitação de cada um como cada um realmente é. Então aceitar-se como se realmente é torna-se um dos primeiros passos.

Muitas vezes essa tão falada transformação está apenas na forma como cada pessoa se coloca em tudo aquilo que já faz e já vive. É como se ocorresse uma mudança do ângulo em que se observa algo, e não a mudança desse algo em si.
Tenho também notado que quando essas transformações ocorrem, essas pessoas passam a ser muito melhor aceitas e compreendidas pelos seus, ao contrário do que imaginavam e temiam. Há muito pouco tempo uma senhora me disse: “Se soubesse que iriam me aceitar tão bem, teria me permitido isso a muito mais tempo”. O “isso” é exatamente o que mudou dentro dela e que sua voz interior clamava a muito tempo, mas que ela sufocava com receio da reação dos que a cercam.
Você ouve sua voz interior? Você sabe que tem voz própria?

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 14


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Salvio Antolini   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa