Menu

Para os homens

Atualizado dia 4/30/2013 6:52:19 PM em Psicologia
por Andrea Pavlo


Facebook   E-mail   Whatsapp

Quem me conhece, sabe que escrevo muito para mulheres. Tenho um grupo de terapia para mulheres, aulas de dança no meu espaço, tudo voltado à mulher resgatar sua porção feminina e entrar em contato com essa maravilhosa energia. Mas tem o outro lado e é dele que vamos falar hoje: os homens.

Há um tempo, venho me perguntando e percebendo como a mudança da mulher os afeta. São elas que os criam, são elas que se casam com eles e qualquer mudança nesse sentido também os afeta obviamente. Numa sociedade higiênica e imparcial, ser homem não deve mesmo ser uma coisa muito fácil.

Tenho alguns clientes que demoraram a aceitar sua porção mais masculina (e isso não tem nada a ver com sexualidade). E sim, por masculina leia-se: testosterona, agressividade, ação. Se isso tudo já é positivo quando vem de uma mulher, imagina de um homem. A energia de criação, de caça, de fazer. A energia das resoluções, das soluções para cada pequeno problema. Conte para uma mulher que você não sabe consertar a pia do banheiro e ela lhe dirá "poxa, como é difícil, né?", solidária à sua desgraça. Conte a um homem habilidoso e tenha sua torneira consertada (mesmo que ele não seja nada seu).

E da natureza deles. Alguns dirão que isso é fruto de milhares de anos de evolução humana, desde os tempos das cavernas. Alguns dirão que é um padrão imposto socialmente, sinceramente, acho que não. Existem coisas que são da alma, que são do espírito. Mas existem coisas que nos acompanham no nosso DNA. É como aquela magrela que come oito mil calorias por dia e não engorda e a gordinha que só de cheirar o arroz já ganhou 2 quilos (beijo Charles Darwin)!

Um grande amigo que andou às voltas com a sua natureza dia destes. Ele é um homem grande e robusto, daqueles que metem "medo". Transmite uma força e uma segurança que eu nem sei se ele sabe que transmite. Qualquer pessoa se sente segura ao lado dele. É o cara que arruma soluções para as coisas, que resolve que levanta e faz alguma coisa acontecer. Mas que, como milhares de outros homens que eu conheço, tem medo desta energia.

Socialmente, não podemos ser agressivos. Precisamos ser claros, limpos, calmos. E não interessa se é uma calma falsa, ética, mas precisa ter calma. E ela não existe. Isso porque a nossa natureza, nosso bicho, fala por si mesmo. Ele não está nem aí se existem leis ou não, isso quem cuida é o nosso ego. Ele não quer saber se sexualmente precisamos ser comedidos (ele não quer nada comedido), porque podemos pegar uma doença ou magoar uma pessoa. Ele quer! Ele é sexual, ativo, ação pura, agressão pura.

E essa natureza, que outrora era tão exacerbada, é combatida. Todos precisam de florezinhas, de paz e amor. Concordo, sim, ok? Mas não às custas da natureza de ninguém. O que a força bruta manda, o homem pode fazer usando a sua inteligência natural, de uma maneira mais sábia.

Se não dá pra sair dando porrada, eu posso observar naquele primeiro momento e depois descontar isso em coisas saudável. Conscientemente. Este meu amigo, depois de um rompante agressivo e ainda assustador (mas natural) para ele, correu alguns quilômetros e se sentiu bem melhor. Conheço homens que jogam bola, que fazem artes marciais, que colocam a energia física do corpo para suar, correr, gritar. Nada de limpo e claro e branco. Tudo assim meio sujo, cheirando a suor, agressivo, feio.

Feio não porque é feio. Mas porque a "higiene" pede! E a sombra, nada! Manda ele dormir bonitinho em lençóis de seda branca comprados pela esposa e nada de flatulências durante a noite. Coisa mais chata. E com isso a natureza masculina vai passeando pra debaixo do tapete, escondida, esquecida... chateada. Formamos homens que são metades natureza, metade educação. E assim como as mulheres começam a perceber, também perderam muito da sua essência tentando serem coisas que eles não são.

Meu amigo se identificou com o Fera (dos X-Men). Percebeu que ele pode ser inteligente e forte ao mesmo tempo, que uma coisa não exclui a outra. Você, homem, pode achar seu bicho de muitas maneiras. Pode ser um personagem, um animal, uma forma. O importante é que você saiba como é a sua natureza agressiva e selvagem. Como é o lobo faminto das montanhas, o urso, o tigre, o leão que existe dentro de você. Como é a sua natureza competitiva, predadora? O que você gosta de caçar? Que cheiros o atraem? Entrar em contato com esse lado sensual e sexual dentro de si mesmo, com toda a sua destreza e urros aterrorizantes. Isso é ser homem!

E  eu acredito que reencarnamos homens ou mulheres, dependendo do que precisamos trabalhar em nós mesmos. E se você nasceu um homem é hora de aceitar isso e ser o melhor homem que pode ser, do seu jeito. E se eu nasci uma mulher é hora de eu aceitar isso e ser a melhor mulher possível do meu jeito. Essa é a verdadeira completude da vida!

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 11


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Andrea Pavlo   
Psicoterapeuta, taróloga e numeróloga, comecei minhas explorações sobre espiritualidade e autoconhecimento aos 11 anos. Estudei psicologia, publicidade, artes, coaching e várias outras áreas que passam pelo desenvolvimento humano, usando várias técnicas para ajudar as mulheres a se amarem e alcançarem uma vida de deusa.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa