Menu

Para Relaxar e Viver Bem – Fazer Mais e Fazer Nada

Atualizado dia 3/19/2012 5:30:49 PM em Psicologia
por Marcelo Hindi


Facebook   E-mail   Whatsapp

Estamos frequentemente em contato com uma oferta muito grande de variedades, informações, novidades, conhecimentos, e o que é inicialmente muito vantajoso - ter com facilidade informação e entretenimento - pode se tornar um fardo muito grande. A riqueza de informações que processamos em um pequeno intervalo de tempo consome tanta energia psíquica, que mesmo sem grandes esforços aparentes, ficamos esgotados quase que diariamente. Nossas mentes são atléticas, e nossos corpos não têm acompanhado tanto assim. Pouco movimento, muita atividade mental e muita exposição à informação e aos barulhos da vida moderna, estressam muito e de modo discreto. Este é um dos desafios que precisamos encarar: perceber que estamos saturados de informações, mesmo que nossa satisfação esteja em alta. E é exatamente por conta de nossa satisfação, que não percebemos que o desgaste está ocorrendo.

Para viver melhor, cuidar da qualidade de vida, ter mais força interior, disposição, criatividade, é preciso fazer mais, não menos. É isso mesmo que você leu: acrescentar duas tarefas a tudo àquilo que já realizamos. Uma é a parada para o silêncio. A outra é o simples movimento. Quando nosso desgaste ocorre por intensa atividade mental, precisamos fazer paradas estratégicas ao longo do dia - nada que atrapalhe nosso desempenho, pelo contrário.

A primeira tarefa é o exercício do silêncio, um modo de meditar. Basta que você feche os olhos, relaxe um pouco e respire lenta e profundamente, com atenção à sua própria presença, sem resistir ou lutar com os pensamentos, ou mesmo a percepção do que ocorre à sua volta. Basta relaxar. Com a prática, a mente se aquietará mais facilmente e o que ocorre ao redor não chamará tanto a sua atenção. O princípio norteador é bem simples: você focará em você e fará nada. Atenção ao que você fará: nada. É diferente de "não fazer nada". É a voluntária rendição à própria presença, apenas movendo aquilo que é natural, respirar. Simples? Sim, duas paradinhas de 15 minutos por dia, podem fazer uma enorme diferença. É só você ficar com você e ‘fazer nada.

A segunda tarefa é igualmente simples, mas de natureza oposta: mova-se. Não se trata de fazer ginástica, tampouco grandes esforços físicos. A tarefa que você poderá adicionar à sua rotina é a de se mover por meio de suaves alongamentos e caminhar tranquilamente por 15 minutos. O objetivo não é o condicionamento físico e nem perder peso, ok? É o exercício do movimento para atenuar o desgaste psíquico. Você caminha tranquilamente, e conserva sua atenção apenas no trajeto que você escolheu fazer e na sua própria presença. Seja uma ótima companhia para você. É outra forma de meditação. Se planejamento, compromissos, trabalho, preocupações povoarem sua mente, relaxe sem luta nenhuma, e dispense todos esses pensamentos. Basta abrir mão. Apenas sua presença e a percepção do percurso que você está fazendo.

Exercitando o silêncio duas vezes ao dia e o movimento, você ofertará à pessoa mais importante do mundo - você (pense nisso) - um presente fantástico, pois, em pouquíssimo tempo você já perceberá que resultados este presente que você se deu produzirá. São resultados notáveis. Criatividade, alegria, disposição e mais saúde. Você merece e as pessoas com quem convive merecem que você viva com mais saúde e vitalidade. Trabalho, atividades acadêmicas, vida familiar, hobbies, enfim, tudo fluirá mais harmoniosamente com estes exercícios. Experimente, é grátis e os benefícios são valiosos. Uma ótima semana. 

Marcelo Hindi - Psicoterapeuta Holístico

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 73


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Marcelo Hindi   
www.colegiomistico.com.br www.zerandokarma.com.br
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa