Menu

Para ser amado

Atualizado dia 7/12/2014 3:12:36 PM em Psicologia
por Paulo Tavarez


Facebook   E-mail   Whatsapp

Quem não quer ser amado? Quem não vive na expectativa de receber carinho e admiração de todos?

Na verdade, quase todo mundo, sabe por quê?

Porque somos indivíduos, psicologicamente infantis, queremos que nos amem, esperamos que o mundo esteja sempre sorridente e acolhedor, pronto para a nos amparar.
 

Vivemos na mais absurda dependência da aprovação do outro, precisamos ser aceitos a todo custo, somos extremamente mimados e, em função disso, passamos a criar máscaras que se ajustem aos mais distintos ambientes aos quais pertencermos, dessa forma, passamos a viver um vida abstrata e virtual, seguindo desconectados da própria essência.
 

A vaidade, o orgulho, a arrogância e muitas outras distorções negativas do comportamento humano, são apenas desdobramentos desse caminho equivocado que escolhemos.
 

Poucos se rebelam e transgridem essas falsas necessidades; uma pequena minoria deixa de se render aos imperativos dos modelos atávicos de conduta, poucos deixam de buscar o amor do outro como solução para o preenchimento de seus vazios existenciais e quase ninguém muda a direção dessa busca sendo capaz de compreender que a felicidade passa pelo capacidade de aprender a se amar, aceitar-se e conseguir desenvolver um apreço por si mesmo.
 

Mas essa mudança de trajeto não é tão simples assim. Para gostar de si mesmo, o ser humano terá que investir na transformação do seu ambiente interior, renovar-se em termos de valores e crenças negativas e buscar o Conhecimento em níveis mais profundos, principalmente, o da sua própria condição. Precisa fazer isso até alcançar o despertar de uma nova Consciência.
 

Enquanto procuramos as condições adequadas para nos sentirmos felizes, considerando apenas o mundo que nos cerca, continuaremos presos à ilusão de Maya, ou seja, apegados às seduções de um campo sensorial, permanecendo escravos do dualismo que interfere diretamente na nossa verdadeira iluminação. Isso nos leva a concluir que, mesmo tendo o planeta inteiro aos nossos pés, devotando-nos todo o amor possível, não nos sentiremos completos e muito menos realizados.
 

Aquela velha máxima do Eclesíastes que nos diz: “A felicidade não é desse mundo”, é a mais pura verdade, ela simplesmente nos alerta para o despertar de uma nova realidade, não existe a menor possibilidade de alcançarmos a plenitude da existência enquanto estivermos hipnotizados por essa paisagem, muito menos vivendo na esperança do amor de outras pessoas. O texto jamais quis dizer que não podemos ser felizes, podemos sim, mas não nesse mundo projetado pela sombra coletiva.
 

Infelizmente, a praxe política conseguiu até distorcer e sentido verdadeiro e profundo daquele ensinamento de Francisco de Assis: é dando que se recebe, pois trata-se de uma regra fundamental para o desenvolvimento humano. Quando começamos a dar, significa que não nos importamos mais em receber nada de ninguém, estamos apenas irradiando o nosso estado de desprendimento; desta forma, por força do princípio da Lei de Ação e Reação, nossa vida se transforma em um manancial de graças constantes e todo amor que deixamos de buscar de forma ostensiva e superficial passa a se transformar na matéria prima da nossa existência, pois o mundo passará a nos tratar de uma forma muito mais amorosa. Não há duvidas de que é preciso primeiro aprender a amar, antes de esperar ser amado.  


Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 16


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Tavarez   
Conheça meu artigos: Terapeuta Holístico, Palestrante, Psicapômetra, Instrutor de Yoga, Pesquisador, escritor, nada disso me define. Eu sou o que Eu sou! Whatsupp (só para mensagens): 11-94074-1972
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa