Menu

Permissão e coragem para ser quem você quer ser

Atualizado dia 6/7/2015 10:14:38 PM em Psicologia
por Cristina Longhi


Facebook   E-mail   Whatsapp

Será que você sente que pode ser você mesmo? Que é aceito por quem você é e como é?

Quando você sente que não pode, que não consegue e sente isso lá dentro de si, provavelmente não conseguirá mesmo ir muito longe até que resolva isso. Para que as coisas boas aconteçam na sua vida você precisa sentir que tem permissão para isso. Que tem permissão para ser quem você é.

Este sentimento de não permissão geralmente é criado na infância. Quando você entende que não pode ser o que quer ser é porque aquilo que você tem vontade de ser não é aceito por alguém, ou não foi aceito por alguém. Então, você aprende a se encolher e passa a ficar com medo de se colocar, de se mostrar para o mundo.

É uma situação bem comum, que eu vejo sempre no consultório. Pessoas que sentem que não podem ir além, pessoas que não têm coragem de ser elas mesmas. Isso acontece porque alguém um dia desaprovou você. Então, você cresce com uma ideia errada de que não deve, não pode ou que aquilo que gostaria de ser é ruim ou não tem valor. É aquela típica história da criança desacreditada. A criança que não é ouvida, que não tem seus talentos reconhecidos. Essa criança cresce sendo um adulto super inseguro que vê outras pessoas como “pais” que vão desaprová-la o tempo todo. Estas pessoas acreditam que não podem ser aceitas e que tudo que elas fazem não têm valor.

Se este é o seu caso, você deve entender que precisa aprender a observar como a ideia foi criada dentro de você. Será que a pessoa que disse que você não pode fazer algo, que você é incapaz tem mesmo razão? Ou foi algo que foi dito sem muito fundamento? Será que quem lhe disse isso tinha mesmo como saber se você era assim mesmo ou a pessoa falou da boca para fora.

Este é o primeiro passo, se dar conta que esta ideia de não permissão foi criada por alguma situação ou por alguma pessoa. O próximo passo é dizer a si mesmo que agora você pode porque você cresceu e quem decide se pode ou não agora é você. Quando o sentimento está mais enraizado, a terapia pode entrar para que você descarte de vez esta ideia dentro de você e a substitua pelo sentimento de capacidade, de poder ser quem você é!

Com certeza você é muito capaz!

Texto Revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 22


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Cristina Longhi    
Sou Terapeuta, Programadora Neurolinguista, Escritora e Comunicadora da Rádio Mundial. Atuo como terapeuta nas questões relacionadas a baixa estima, medos, ansiedades, traumas e questões relacionadas a relacionamentos no geral. Atendo adultos, adolescentes, casais e crianças. Autora do livro Anjos e Mentores, Lei da Atração para Crianças e outros.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa