Menu

Pôr alegria no coração!

Atualizado dia 2/23/2015 7:36:52 AM em Psicologia
por Paulo Salvio Antolini


Facebook   E-mail   Whatsapp

Ela me foi encaminhada por uma cliente que, tendo sido bem-sucedida em seu tratamento, tanto insistiu que sua amiga me procurou. Passava por uma série de situações onde as dificuldades e obstáculos pareciam fazer questão de estar presentes.
Trazia em seu semblante uma tranqüilidade incomum, pois seus dias eram realmente muito densos. Sua resignação e desprendimento foram me surpreendendo à medida que nossas conversas se avolumavam. Narrava-me fatos de sua vida com uma naturalidade e aceitação difíceis de entender.
Não demorei a entender qual era a fórmula dessa pessoa para ter a postura que tinha frente ao que passava: “Pôr alegria em seu coração”. Ela me contou isso quando questionada sobre onde encontrava tanta energia para enfrentar tudo que ocorria. “Toda manhã ao acordar ponho alegria em meu coração”, ela me disse. “Como é isso?”, perguntei. Sua narrativa sobre o não se deixar levar pela tristeza e pelo desânimo foi comovente. “Por pior que seja a situação, de que adianta ficar triste, desanimar? Só piora mais os fatos. Busco o que é bom que estou vivendo no momento e procuro me alegrar com isso. Fica mais fácil e mais leve”.

“Fica mais fácil e mais leve!” Com poucas sessões, essa senhora libertou-se das dúvidas que a afligiam, pois sua aceitação e capacidade de agir facilitavam em muito seu caminhar. Não é um procedimento fácil. Não é simplesmente queremos e pronto. É uma transformação de padrões mentais, onde alteramos a direção do enfoque dado às situações: saímos do negativo para olharmos e vivenciarmos o positivo. Perguntado a ela sobre o que de positivo havia em determinada situação que ela havia vivido, respondeu-me: “Conheci pessoas ótimas, além de ter visto que há pessoas em situações muito piores que a minha”.
Sempre que me lembro dela e estou frente a momentos densos, na busca do que há de positivo e que pode me dar alegria e me fazer olhar a situação com mais leveza e discernimento, acabo no mínimo encontrando pontos engraçados, pontos estes que acabam me fazendo rir, seja da própria situação ou de mim mesmo. Às vezes, até do ridículo em que me pego, por posturas rígidas, inflexíveis para lidar com elas. Pôr alegria no coração. Fica mais fácil e mais leve!
Importante frisar que esta é uma escolha que pode ser feita. Muitos escolhem carregar as mágoas e ressentimentos para todo e qualquer situação que vão passar, sendo assim, cultivam a tristeza e o sentimento de injustiça e ingratidão que a vida apresenta. Mas é plenamente possível mudar esse foco. E quando isso acontece, parece até que a vida entende que não mais perturbará como antes e, então, começa a oferecer coisas boas para serem vividas. De verdade, nós é que nos ligamos no que é bom e prazeroso, apenas fazendo o que deve ser feito e sem dar valor maior do que o necessário ao que não nos é agradável.

Tenho observado nas pessoas que encontro e que “põem alegria no coração”, elas têm problemas, sim, mas eles quase não se manifestam, pois essas pessoas possuem uma vida mais organizada dentro de suas possibilidades e desfrutam de tudo que pode lhes oferecer paz, harmonia e tranqüilidade. Como característica maior, encontro a gratidão. Elas nunca se queixam do que estão vivendo, mas sempre ressaltam as coisas boas; em algumas, só a amizade que possuem e a energia para ir à luta e mesmo por terem desafios, não problemas para enfrentar.
Há ainda outra característica que identifico nessas pessoas: elas quando possuem um problema vão em busca da solução efetiva dos mesmos, enquanto os demais normalmente procuram se livrar logo e de qualquer jeito, apenas se desviando deles, o que faz com que voltem e com mais complicações.
Uma forma de iniciar essa transformação é se propor a não reclamar, seja do que for. Em vez disso, buscar algo que possa enaltecer. Se não achar nada, cale-se! Após algum tempo sem a crítica queixosa das coisas, nosso olhar começará a identificar automaticamente as situações agradáveis.
É nossa escolha. Podemos fazer ficar mais fácil e mais leve! Vamos pôr alegria em nossos corações!

Texto Revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 8


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Salvio Antolini   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa