Menu

Por que criticamos tanto as pessoas?

Atualizado dia 11/15/2020 8:56:09 PM em Psicologia
por Andrea Pavlo


Facebook   E-mail   Whatsapp

Uma das coisas que a gente mais vê em frases prontas de Facebook e memes é o famoso “toma conta da sua vida” – geralmente acompanhado de um “sua inveja faz a minha fama”. Beleza! Mas porque as pessoas têm essa obsessão com mandar as pessoas tomarem conta da vida delas?

Por que essa obsessão pelo fato de outras pessoas darem opiniões na nossa vida? Pois é, aqui é mais profundo. Mas passa por uma mistura de medo da crítica com o ato de criticar. A fofoca, a maledicência, a falta de empatia. Ou seja, é mesmo complicado.

Por que parece ser mais agradável falar da vida da fulana do que resolver um problema pessoal meu – que pode estar se arrastando por anos? Simples, porque no problema do outro não existe envolvimento emocional. Ou seja, eu consigo ser claro, racional e límpido nas minhas ideias, quando eu penso que a minha amiga precisa parar de correr atrás do cara que a usa descaradamente, mas não consigo olhar para o meu casamento – que se arrasta pacientemente por anos, por exemplo. Assim, é uma espécie de dissociação.

Falar da vida alheia é prazeroso porque nos dá uma sensação – obviamente falsa – de poder e controle. Se eu der um pitaco e a pessoa considerar a minha opinião, eu sou importante. E para um monte de pessoas que não consegue enxergar a própria importância, ser isso para alguém parece bem interessante.

O segundo ponto é o controle. Se eu acho que o mundo deveria ser povoado de plantas – porque eu acho bonito, porque faz bem para o planeta ou porque sim – vou tentar influenciar o máximo de pessoas ao meu redor e pensar como eu e criar o meu fictício mundo ideal – no caso, um mundo garden. Então, se eu entrar na casa da minha filha e ver que ela deixou morrer o seu cacto, esse será um ponto de crítica. Como assim, você não vê o mundo como eu vejo? Eu estou obviamente certa sobre as plantas serem legais.

Certa por que, cara pálida? É só a sua pequena e limitada visão de mundo. O controle também aparece nas relações de poder. A casa da minha filha é impecável e parece que ela vive muito bem sem mim. Ou seja, eu não tenho mais tanto interesse ou importância para ela? Como assim? Espera aí, vamos arrumar uma coisa aqui para eu mostrar para ela quem é que manda! Palhaçada.

Bom, resumindo, existem motivos para o prazer da crítica ao outro, mas, o principal é: que ponto (ou pontos) difícil da minha vida eu não estou observando e cuidando para precisar achar isso nos outros? Aí, sim entra o “toma conta da sua vida”. Assuma os problemas e as questões. Entenda o que está errado, o que causa desconforto e simplesmente aceite que aquilo existe. Perceba o quanto é difícil resolver algumas coisas na sua existência, coisas que muitas vezes são facilmente resolvidas pelos outros, até mesmo para ter empatia pelas questões alheias e, depois, de fato, cuide disso! Cuide de você, do que você gosta e mude. Você vai perceber que às vezes só lhe falta mesmo é coragem.
Texto Revisado

 

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 19


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Andrea Pavlo   
Psicoterapeuta, taróloga e numeróloga, comecei minhas explorações sobre espiritualidade e autoconhecimento aos 11 anos. Estudei psicologia, publicidade, artes, coaching e várias outras áreas que passam pelo desenvolvimento humano, usando várias técnicas para ajudar as mulheres a se amarem e alcançarem uma vida de deusa.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa